Nikola Tesla: Você sabia que sem este homem provavelmente a Internet não existiria?

Nikola Tesla fez história no mundo da Tecnologia. E provavelmente você nem o conhece.

Nikola Tesla

Quem foi Nikola Tesla?

Nikola Tesla foi um inventor austríaco e dedicou a sua vida à criação de tecnologias nos ramos da Engenharia da Electricidade e da Engenharia Mecânica.

Nascido em 1858, no dia 10 de Julho, na aldeia Smiljan da Croácia, ele foi um miúdo muito inteligente que se viu incentivado a desenvolver o seu raciocínio lógico para aprimorar a sua concentração e melhorar a memória.

A nível da personalidade dele, acredita-se que Tesla sofria de transtorno obsessivo-compulsivo e apresentava várias manias, por exemplo, tinha medo do contacto com sujeira e germes.

Em 1873, com 17 anos, ele iniciou os seus estudos no Instituto Politécnico de Graz, mas não concluiu o curso de Engenharia Eléctrica.

Com 23 anos, ele começou a sua carreira profissional de engenheiro numa companhia telefónica.

Desenvolveu vários projectos, como a Torre Wardenclyffe, também conhecida como Torre de Tesla, que defendia uma comunicação sem fio intercontinental. Porém, se a ideia era excelente, ele não pôde pô-la em prática, devido a problemas financeiros.

Esse projecto falhou, mas outros vingaram na História, como a Corrente Alternada (AC) que ainda hoje é muito usado na Electricidade.

Embora muitas invenções e patentes tenham sido atribuídas de modo errado a Thomas Edison, essas invenções fizeram com que Nikola Tesla recebesse vários prémios e fosse reconhecido mundialmente.

No dia 7 de Janeiro de 1943, anunciava-se a morte de Nikola Tesla, no seu quarto de hotel em Nova Iorque, deixando para trás mais de 300 patentes e a reputação de um cientista brilhante, visionário e meio louco. Em 17 de Janeiro, ele recebeu um funeral nacional na Catedral Teológica Saint John de Nova Iorque, onde presenciaram mais de 2 mil pessoas, seguindo para o Cemitério Ferncliff onde foi sepultado.

Em 1956, passados 13 anos da sua morte, o seu nome também foi dado à unidade de indução magnética: o tesla (símbolo: T), que é a unidade derivada do Sistema Internacional de Unidades (SI) para indução magnética (às vezes chamada de densidade de fluxo magnético ou campo magnético).

Principais contribuições de Tesla

Seguem-se as principais contribuições de Tesla:

  • Invenção da corrente alternada (AC);
  • Contribuiu para a invenção do rádio por Marconi (transmissão de informação via ondas electromagnéticas);
  • Idealizou o radar;
  • Estudos relacionados com a ressonância magnética;
  • Desenvolveu o motor a indução (indução electromagnética);
  • Desenvolveu a lâmpada fluorescente;
  • Inventou o controlo remoto;
  • Desenvolveu sistemas de ignição para veículos auto-motores, etc.

Em resumo…

Nikola Tesla é considerado o pai da Tecnologia, um dos inventores mais influentes do século XX. Passou a vida trabalhando com electricidade e sonhava com a possibilidade de comunicação sem fio. Embora ele tenha morrido cerca de 30 anos antes da primeira ligação ser feita em um telefone celular sem fio, seu trabalho é inestimável para a tecnologia disponível hoje.

Sem as suas invenções, não chegaríamos hoje a algumas tecnologias, como por exemplo o WI-FI.

Tesla é um dos nomes mais importantes da Ciência e contribuiu em diferentes níveis nas áreas de robótica, controlo remoto, radar e ciência computacional, expansão da balística, física nuclear e física teórica.

Nikola Tesla

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.