Windows 10: Como fazer actualizações no Windows Update?

Manter um sistema e um computador (ou dispositivo móvel) seguro, passa pelas actualizações que devem ser feitas regularmente. Essas actualizações são correcções ao sistema actual que está na sua máquina, que previnem a invasão de terceiros.

Vamos hoje ver como instalar as actualizações do Windows Update no Windows 10.

Aprenda a instalar as actualizações do Windows Update.

Uma das novidades que nos traz o Windows 10 é a activação automática da instalação de qualquer actualização. A outra é definir o horário de quando você quer realmente instalar essas actualizações, coisa que não acontecia no Windows 7 nem no Windows 8 ou 8.1, embora nesta última versão a Microsoft já tinha aumentado o prazo de reiniciar a máquina para 2 dias.

E, no que diz respeito às actualizações, a última novidade é que o Windows Update já não se encontra no Painel de Controle onde ele sempre esteve até ao Windows 8.1, embora neste já era possível também usar a interface Metro.

Esta alteração foi implementada na compilação 9926 (lançada em Janeiro de 2015). A partir dessa compilação, a Microsoft retirou completamente o ícone do Windows Update, tal como aparecia nas versões anteriores, e ainda eliminou as seguintes opções:

  • Instalar actualizações automaticamente (recomendado)
  • Transferir actualizações mas permitir escolher se as pretendo instalar
  • Procurar actualizações mas permitir se as pretendo transferir e instalar
  • Nunca procurar actualizações (não recomendado)

Na seguinte imagem poderá recordar as definições do Windows Update no Windows 8.1:

Definições do Windows Update no Windows 8.1

Assim sendo, a partir de agora no Windows 10, não será mais possível desactivar as actualizações, apenas poderá escolher ser notificado para agendar o reinício do seu dispositivo, indo às opções avançadas (clicar aqui para ver como ir às opções avançadas).

Leia mais:  Windows 10: Qual é a minha versão? Saiba como ver.

Para efectuar actualizações e/ou verificar se tem alguma actualização para fazer, deverá seguir estes passos:

Passo # 1

Abrir as definições (em Português do Brasil, Configurações).

Abrir as definições (Configurações, em português de Brasil)

Clicar no menu Iniciar e em Definições (em Português do Brasil, Configurações).

Passo # 2

Clicar em Atualizar e segurança.

Clicar em "Atualizar e segurança"

Assim que clicar, o Windows Update irá iniciar uma pesquisa no seu disco rígido, para ver que actualizações estão já instaladas. Se não houver novas actualizações disponíveis no Windows Update, significará que o seu Windows 10 está actualizado e verá uma mensagem como a seguinte:

O Windows 10 está actualizado!

Mas se o seu Windows 10 apresentar a seguinte imagem, significará que tem actualizações por instalar:

O seu Windows 10 vai instalar as actualizações indicadas.

Passo # 3

Ao contrário das versões anteriores do Windows, o Windows 10 não necessita da acção do utilizador para instalar as actualizações do Windows Update ou updates em inglês. O próprio Windows irá iniciar automaticamente a sua instalação. Neste caso, trata-se de uma simples actualização do antivírus Windows Defender.

No entanto, algumas actualizações poderão requerer que a máquina seja reiniciada, para poderem ser aplicadas.

E pronto, por hoje é tudo. Esperamos ter assim ajudado o utilizador a conhecer melhor o novo Windows Update do Windows 10 e informá-lo de como as actualizações são agora feitas neste novo sistema operativo da Microsoft.

Relembramos que na próxima página poderá ver as opções avançadas do Windows Update. Clique aqui para ver.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

Deixe uma resposta.