Windows 10: Qual a versão que irá receber?

Em Maio deste ano, a Microsoft anunciou as versões do Windows 10 que irão ser comercializadas já a partir da próxima semana. Mas qual será a versão que o leitor irá receber após actualizar o seu Windows 7 ou 8.1?

Versoes-do-Windows10

Numa primeira parte, iremos ver que versões do Windows 10 irão ser comercializadas e para que grupo de pessoas a que se destina cada uma das versões. Depois iremos ver num quadro-sumário qual é a versão que o utilizador irá receber.

Versões do Windows 10

Tal como foi anunciado no blog do Windows 10 (ver aqui), o Windows 10 será comercializado em 190 países e em 111 línguas. Poderá contar também com as seguintes versões:

  • Windows 10 Home

Esta edição deverá ser a mais comercializada e focada no consumidor. Oferece uma experiência familiar e pessoal para PC’s, tablets e computadores híbridos. Trará consigo: Cortana, a assistente digital; o novo e último navegador (browser) Microsoft Edge; o modo Continuum; o Windows Hello e uma gama completa de aplicativos Windows.

  • Windows 10 Mobile

Esta versão é mais focada para dispositivos móveis, nomeadamente em smartphones (celulares) e tablets, foi desenhada para uma melhor experiência do utilizador e irá estar equipada também com tudo que o Windows 10 Home oferece. Além disso, graças ao modo Continuum, o utilizador poderá usufruir as capacidades do seu smartphone (celular) como um PC, quando estiver ligado em ecrãs (telas) maiores.

  • Windows 10 Pro

Esta edição é destinada a pequenas empresas ou pessoas que pretendem tirar um maior partido do Windows 10.

Irá trazer muito mais especificações, incluindo Remote desktop (que permite a ligação a vários ambientes de trabalho ou PC’s), Hyper-V (virtualização de computadores), entre outras.

  • Windows 10 Enterprise

Com o objectivo de servir grandes parques informáticos, esta versão deverá ser adaptada por todos os administradores de redes informáticas que pretendem actualizar para a nova versão do Windows que está a chegar.

  • Windows 10 Education (Educação)

Esta versão destina-se a estudantes e professores e tem quase as mesmas características e especificações que a versão Pro.

Para ver todas as características e especificações de cada uma das versões do Windows 10, a Microsoft disponibilizou um site onde o utilizador irá ver todas as diferenças de uma versão para a outra (clique aqui para abrir o site ou se preferir abrir o PDF clique aqui).

Qual a versão que o leitor irá receber?

A versão Windows 10 Home irá substituir as versões Starter, Home Basic e Home Premium do Windows 7 e também o Windows 8.1.

Quanto às versões Professional e Ultimate do Windows 7, estas serão substituídas pelo Windows 10 Pro, que também irá substituir o Windows 8.1 Pro e o Windows 8.1 Pro para Estudantes.

Resumindo num quadro, fica assim:

quadro-comparativo-windows7-8-10

Para actualizar e instalar o Windows 10, relembramos que deverá ter o Windows 7 actualizado com o Service Pack 1 instalado, quanto ao Windows 8 deverá estar actualizado para 8.1. Só assim, poderá receber via Windows Update o Windows 10.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.