World Wide Web: O que é? Para que serve?

Quando você escreve o endereço de um site, já deve ter reparado nas siglas WWW (de World Wide Web). Porém nunca questionou o porquê de os sites começarem (quase) todos assim?

Neste artigo, vamos dar a conhecer o que são as siglas WWW e para que servem.

WWW-o-que-significa

O que é o World Wide Web (WWW)?

Significando literalmente a teia (de aranha) mundial, normalmente chamada de Web e mundialmente conhecido por WWW, o World Wide Web é um sistema de documentos públicos colocados e disponibilizados na Internet, no formato de hipertexto acessível a partir de um programa instalado no computador chamado de browser (navegador).

O seu lançamento

Em 1980 surgiu a ideia de World Wide Web, o pioneiro foi o informático Tim Berners-Lee que trabalhava na Suíça, na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, conhecida como CERN (antigo acrónimo para Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire, ou em português, Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear).

Durante 11 anos, as ideias de Tim Berners-Lee não pararam de crescer e a Internet começava a proliferar-se na Europa, surgindo assim o primeiro Domain Name System (DNS) e o primeiro Protocolo de Internet (do inglês Internet Protocol ou acrónimo IP) entre a América do Norte e a Europa.

Foram precisos esses mesmos 11 anos, para o britânico Tim Berners-Lee postar um resumo sobre todos os seus projectos em um grupo de notícias de nome alt.hypertext, a 6 de Agosto de 1991, através de um sistema de fóruns em rede chamado de Usenet.

A 23 de Agosto de 1991, data em que a World Wide Web foi aberta ao público, o mundo ficou ligado através do primeiro servidor web fora da Europa em Stanford Linear Accelerator Center (SLAC), que significa Centro de Acelerador linear de Stanford, um laboratório de física que depende do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, gerido pela Universidade Stanford.

Leia mais:  Firefox 42: Navegue sem deixar rasto!

Desde então a Internet tem evoluído cada vez mais, tornando os sites dinâmicos e aproximando cada vez mais as pessoas.

Não poderíamos acabar este artigo sem deixar os agradecimentos ao prodigioso informático Tim Berners-Lee e a todos os outros pioneiros, pois sem eles não teríamos hoje o mundo interligado entre si, através da Internet.

Fontes:

 E para você, qual é a importância da Internet?

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “World Wide Web: O que é? Para que serve?”

  1. tenho muita pena de não conseguir ( entrar )neste mundo maravilhoso dos computadores. sei muito pouco, atrapalho-me muito, mas não tenho ninguém que me ensine , e ajude a explorar este mundo maravilhoso
    saúde e parabens para as ” cabeças ” que fazem esta maravilha, internet.

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.