MAI112: a app para Android que permite os cidadãos surdos ligarem para o 112.

Qualquer cidadão surdo que tenha um smartphone Android já pode chamar o 112, o número europeu de emergência, através desta app (aplicação) MAI112.

Vamos conhecê-la melhor.

112pt INEM MAI112

Em Novembro de 2016, a Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, afirmou que o Governo ia disponibilizar uma app (aplicação) para que todas as pessoas surdas pudessem ter acesso ao número europeu de emergência, o 112. Leia o comunicado clicando aqui.

A promessa já foi cumprida! E essa é certamente uma óptima notícia para as pessoas surdas em Portugal, que são cerca de 85 mil.

A 15 de Julho de 2019, o 112.pt informou que estava disponível uma app (aplicação) criada exclusivamente para utilizadores surdos, que tenham smartphones com o sistema operativo Android. Futuramente, deverá também ficar disponível para iOS (sistema operativo da Apple, presente nos iPhones, iPad, etc.).

Esse atraso tem explicação e segundo a declaração de Ana Sofia Antunes “não foi fácil criar uma aplicação compatível com as plataformas da Protecção Civil”. Uma outra dificuldade encontrada foi a contratação de intérpretes de língua gestual para videochamadas. Até agora, a aplicação vai poder contar com 7 intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que estarão a trabalhar no sistema.

Como funciona a app MAI112?

Para aceder ao serviço, basta aceder ao portal 112, baixar a aplicação (explicamos mais abaixo) e abri-la. Não se esqueça de ligar os dados móveis ou Wi-Fi e active a localização (GPS).

Em caso de emergência, basta clicar no botão SOS para realizar uma videochamada. Será atendido por um operador especializado em Língua Gestual Portuguesa e internacional. Poderá também comunicar por SMS através de chat.

A videochamada e conversa em chat serão geolocalizadas, ou seja, será enviada a localização directamente através do próprio equipamento, desde que o GPS esteja ligado.

MAI112 (botão SOS e Chat)

A qualidade da Videochamada vai depender da cobertura da rede do operador a quem foi contratado o pacote de dados. Quanto às comunicações de dados e SMS, estas são gratuitas no âmbito da utilização desta aplicação. Os dados consumidos com o download da aplicação não serão gratuitos, uma vez que serão facturados no seu plano de pacotes de dados.

Confira no seguinte vídeo como funciona a aplicação:

Como baixar a app MAI112?

A aplicação não está disponível no Play Store, loja de aplicações do Google, pelo que deverá ser baixada directamente do site 112.pt através do próprio smartphone, clicando aqui ou seguindo esses passos:

Para baixar a aplicação, clique aqui (o link é igual ao do site 112.pt).

Clique aqui agora para seguir as instruções para download e instalação da app (aplicação).

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.