Terça-feira, Abril 30, 2024
Sites

e-Learning: o que é? Veja algumas plataformas.

Você quer aprender mais e aprimorar os seus conhecimentos numa determinada área? Existem várias plataformas de e-Learning que têm inúmeros cursos online.

Neste artigo, vamos ver primeiro o que é e-Learning e de seguida vamos ver algumas plataformas.

e-Learning - Educação à Distância (EàD)

Agora, com a Internet, existem várias plataformas de e-Learning que disponibilizam cursos pagos e outros gratuitos.

O que é o e-Learning?

O e-Learning, também conhecido por educação online ou ainda Ensino à Distância (EAD), é um método de aprendizagem à distância. Necessita de Internet e de um dispositivo ligado à rede, pode ser um computador, um tablet ou até mesmo um telemóvel (celular).

Para realizar esse ensino, são criadas plataformas (sites) em que o utilizador, neste caso você, pode inscrever-se e gerir os cursos que vai frequentar.

A maioria dos cursos são em inglês, mas existem muitos em português (de Portugal e do Brasil) e em outras línguas. É só escolher o melhor idioma para si!

Nos cursos você terá aulas em formato de vídeo, em que vai presenciar um tutor (professor) que vai dar a aula. Terá também acesso a material fornecido por esse professor (podem ser PDF’s, documentos, apresentações, etc.), exercícios para resolver e avaliações para ver se é bom aluno e se merece o diploma.

Por falar em diploma, nem todos os cursos que se encontram na Internet fornecem diploma, mas existem plataformas que vendem cursos (como veremos mais abaixo) e, no final do curso, é dado um diploma, que poderá partilhar no LinkedIn ou juntar no Currículo (CV).

Vantagens do e-Learning

O e-Learning tem uma série de vantagens como:

  • Possibilidade de estudar onde quer que esteja

Pode estar no salão, no quarto ou até no escritório, mas também pode estar numa esplanada ou na praia;

  • Economia do tempo

Não precisa gastar tempo em viagens, deslocações ou até mesmo em burocracias, pois em 5 minutos já tem o registo (cadastro) feito;

  • Horários flexíveis

É você quem vai decidir a que horas “vai para o curso”! Geralmente, os conteúdos estão sempre disponíveis, por isso, pode ter acesso ao seu curso tanto à noite, como de manhã ou de tarde.

Desvantagens?

Tirando o consumo de electricidade ou baterias (se estiver no smartphone ou no tablet), até agora não vimos nenhuma desvantagem. Porém se você souber de alguma desvantagem ou inconveniente, deixe a sua opinião nos comentários mais abaixo.

Plataformas de aprendizagem online ou e-Learning

Agora que já vimos as vantagens e-Learning, interessa saber quais são as plataformas onde existem cursos online.

A nível internacional

A nível internacional, apresentamos a Udemy e a Coursera, ambas americanas, com cursos leccionados por pessoas de todo o mundo, desde brasileiros, portugueses a outras nacionalidades.

Udemy

Udemy é uma plataforma de Ensino à Distância (MOOC ou cursos online em massa) americana e foi criada por Eren Bali e Oktay Caglar em 11 de Maio de 2010. O nome Udemy, que se lê “iu-de-mi” vem da aglutinação (termo linguístico para fusão de duas ou mais palavras) das palavras inglesas you + academy (tu/você + academia).

A sede da Udemy está localizada em São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos da América), com escritórios em Denver, no Colorado (EUA); em São Paulo (Brasil); na Europa (Irlanda e Turquia) e ainda na Índia.

Esta plataforma destaca-se pela grande quantidade de cursos e principalmente pelo preço acessível de alguns cursos, que varia de 12,99€ até àquilo que pretender gastar. Geralmente, esses cursos pagos são os que disponibilizam a possibilidade de obter um certificado como prova da frequência do curso. Com esse certificado nas mãos, pode ser colocado no LinkedIn (clique aqui para ver o que é).

Você poderá frequentar cursos de Desenvolvimento, Negócios, Finanças e contabilidade, Ti e software, Produtividade no escritório, Desenvolvimento pessoal, Design e Marketing. Como pode ver, tem muito por onde escolher!

UDEMY

Coursera

Coursera é uma outra plataforma de cursos MOOC (cursos online abertos em massa), também americana. Foi fundada em 2012, por Andrew Ng e Daphne Koller, ambos professores de ciência da computação da Universidade de Stanford.

Coursera conta com a colaboração de várias universidades de todo o mundo e outras organizações, por isso você vai encontrar muitos cursos em inglês, mas também em outros idiomas, tal como no Udemy.

Os cursos têm duração aproximada de 4 a 12 semanas, com 1 a 2 horas de vídeo-aulas por semana. Você vai encontrar muitos exercícios e outras formas de avaliação.

No final de cada curso, poderá obter o seu certificado compartilhável em LinkedIn.

COURSERA

Existem outras como a Teachable, WizIQ, Educadium, LearnWorlds, e muito mais.

Em Portugal

Em Portugal, você também tem várias plataformas online, como o Moodle. Vamos citar aqui algumas:

Nome do site Link
EDU Digital https://edudigital.pt/
iLearning https://ilearning.pt
e-learn.pt https://e-learn.pt

As faculdades e instituições, como o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), também têm as suas plataformas online.

No Brasil

No Brasil, existem também empresas que têm a modalidade do ensino à distância (EAD), como a Engage (clique aqui para abrir), Escola Virtual da Fundação Bradesco (clique aqui para abrir), Gran Cursos online (clique aqui para abrir) entre outras.

As faculdades brasileiras também disponibilizam a possibilidade do ensino à distância (EAD).

Chegamos ao fim de mais um artigo. Agora que já sabe onde pode adquirir mais algum conhecimento além do prestigiado site “i-Técnico“, aproveite e tire alguns cursos nos tempos livres!

E você, está interessado em tirar algum curso? Já conhecia essas plataformas? Deixe-nos o seu comentário.


Calma, não vá ainda embora! Pode parecer que não, mas este artigo deu-nos trabalho para fazer. Se você partilhar este artigo, estará a ajudar na divulgação. Por isso, pedimos que partilhe esse artigo com os seus amigos, colegas e família, pessoalmente e/ou nas redes sociais.

Por falar em redes sociais, siga o “i-Técnico” nas várias redes sociais:

✔ Facebook: 👉 http://bit.ly/2oegdmH
✔ Instagram: 👉 http://bit.ly/2mzI3O1
✔ Twitter: 👉 http://bit.ly/2QzODhS
✔ LinkedIn: 👉 http://bit.ly/2d3ehdN
✔ YouTube: 👉 http://bit.ly/2lV17pQ

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.