Terça-feira, Abril 30, 2024
Google

Google anuncia o fim do Stadia.

Stadia já era! O Google já anunciou o seu fim.

Stadia - Google

Lançado em Novembro de 2019, Stadia é uma plataforma do Google de videogames (jogos de vídeo) ou jogos electrónicos em streaming na cloud (🇵🇹nuvem) multiplataforma e multijogadores.

É possível jogar-se através do próprio navegador Google Chrome, usando a Internet. Não requer instalação do jogo, nem nenhum equipamento adicional. Também é possível utilizar como auxílio o Chromecast Ultra, o smartphone com o aplicativo, Gaming Hub e Mi Box.

A app Stadia está disponível no Google Play e é gratuita.

Stadia é capaz de transmitir videogames para jogadores com resolução de até 4K a 60 frames por segundo, com suporte para HDR (alta faixa dinâmica) por meio dos vários data centers da empresa.

Oferece a opção de comprar jogos em sua loja para transmiti-los ou jogar uma selecção de jogos gratuitos. No entanto, só o poderá fazer se estiver registado na plataforma.

Em Portugal, o Stadia Pro tem uma assinatura é de 9,99€ por mês e oferece a possibilidade de testar durante um mês.

Anúncio do fim do Stadia

Em Setembro de 2022, exactamente no dia 29, num comunicado da empresa, Phil Harrison, vice-presidente e director, explica ter tomado a “difícil decisão de reduzir progressivamente o serviço de streaming de Stadia“.

Harrison ainda se comprometeu a reembolsar os utilizadores que tenham comprado jogos na plataforma daqui até ao encerramento total do serviço, que está marcado para dia 18 de Janeiro de 2023.

A razão que levou o Google a desistir deste serviço foi precisamente que Stadia falhou “em atrair tantos utilizadores quanto o esperado“.

Assim, esse serviço junta-se a outros que também já não estão activos, como o Orkut e mais recentemente o Google Plus.

Falha do Google?

Com o fim do serviço à vista, não se entende porque o site ainda se mantém no ar sem nenhum aviso visível para alertar o utilizador. Desta forma, o utilizador menos atento à actualidade poderá ainda inscrever-se no Stadia.

E você, o que acha dessa notícia? Usou esse serviço? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.