Adobe Flash Player: O que é e como instalar ou actualizar?

Você sabe o que é o “Flash player”?

Quando você navega na Internet, muitos sites ainda requerem o Flash player instalado em suas máquinas ou dispositivos móveis, para correr no browser (navegador) que estiver a utilizar. Alguns browsers (navegadores) já o têm instalado ou embutido. Continue a ler este artigo para saber o que é o Flash Player e aprender a instalá-lo (caso necessite) ou actualizá-lo.

O que é o Flash Player?

O que é Flash Player?

O “Flash Player” é um reprodutor de ficheiros (arquivos) de multimédia, que foi criado e disponibilizado pela Macromedia. Em 18 de Abril de 2005, a Adobe Systems comprou a Macromedia, passando assim a ser chamado também “Adobe Flash Player“.

Embora esteja-se a prever o fim do Flash, ainda existem muitos sites que exigem ter este programa instalado. Actualmente são só dois browsers (navegadores), os que já possuem o Flash Player embutido, pelo que não necessita de mais nenhuma outra instalação. São eles o Google Chrome e o Opera. Porém se você estiver a utilizar um outro browser (navegador), como o Mozilla Firefox, SeaMonkey, Safari ou o inesquecível Internet Explorer, terá de instalar este programa.

Para dar continuação ao artigo, supomos que você está a usar o Mozilla Firefox.

Como adquirir / instalar?

Passo #1

Abrir no browser (navegador) o seguinte site: https://get.adobe.com/br/flashplayer/

Site do Flash PlayerNeste passo, do lado esquerdo do site poderá verificar a versão que vai ser instalada no seu computador. Neste caso é a Versão 19.0.0.185. Também é mostrada a informação do seu sistema (Sistema operativo, Língua, Navegador).

No meio, encontra-se uma oferta opcional. Trata-se do McAfee Security Scan Plus. Poderá instalar como poderá ainda não instalar desactivando o visto onde diz “Sim, instalar o utilitário gratuito McAfee Security Scan Plus para verificar o status de segurança do meu computador. As configurações já existentes de programas de antivírus e do computador não serão alteradas.”

Flash-player-o-que-is-002No nosso caso, vamos clicar, para ignorar esse utilitário. Para continuar a instalação do Flash Player, clique em Instalar agora. O tamanho total do ficheiro (arquivo) que irá ser descarregado (baixado) é de 17.9Mb.

Clicar em "Instalar agora".Passo # 2

Clicar em “Guardar Ficheiro“.

Guardar o ficheiro (arquivo) executável.

Assim que guardar o ficheiro (arquivo) executável “flashplayer19_ha_install.exe” (tamanho 1,1Mb), deverá clicar na seta Downloads / Transferências que se encontra na barra de ferramentas, assim que ela ficar azul.

Flash-player-o-que-is-006

Na janela que se abriu, deverá clicar onde está escrito o nome do ficheiro (arquivo) que acabou de fazer o seu download.

Flash-player-o-que-is-007

Passo # 3

Deverá clicar em Sim na seguinte janela:

Clicar em SIMA instalação começará em breve…

A instalação começará em breve...

De seguida, clicar em Próximo. É recomendado deixar activada a opção “Permitir que a Adobe instale as actualizações“, pois vão sendo descobertas sempre falhas que podem danificar o seu computador e comprometer a sua segurança.

Clicar em "Próximo".

Finalmente o download do Adobe Flash Player irá ser iniciado. Por favor, aguarde um pouco.

Aguarde um pouco até finalizar o download.Assim que aparecer a seguinte janela, não clique em Concluir, mas feche o Firefox e volte a abri-lo.

Reinicie o Firefox. Feche e volte a abri-lo.

A partir deste momento, o Adobe Flash Player já se encontra instalado no seu computador.

Como actualizar o Adobe Flash Player?

Recomendamos que faça sempre uma instalação nova, no seu computador, seguindo os passos apresentados neste artigo que acabou de ler.

Neste artigo, utilizámos o Windows 8.1. Este tutorial também se aplica ao Windows XP e Windows 7.

Esperamos assim ter ajudado o(a) leitor(a) a instalar o Flash Player no seu computador.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.