Android Auto já está disponível em português!

Você usa o Android Auto? Então já pode pedir em português ao Google para reproduzir uma determinada música, enviar mensagens, etc.

Mas o que é o Android Auto? E para que serve? Neste artigo, iremos responder a tudo isso.

Android Auto

Android Auto é uma versão do Android adaptada para integrar-se nos automóveis em painéis de bordo. Permite aos smartphones e tablets Android interagirem directamente com o sistema multimédia do veículo, que não é nada mais do que um ecrã (tela) touch.

Foi anunciado a 25 de Junho de 2014 e tem como concorrência o Apple CarPlay que se destina, naturalmente, aos iPhone’s e outros dispositivos da Apple.

O objectivo do Android Auto é expandir as funcionalidades de um dispositivo móvel Android numa espécie de tablet com ecrã (tela) maior que está no auto-rádio. As principais funcionalidades utilizadas são: o GPS / Navegação, Controlo de música, Telefone, Composição e leitura de SMS, entre outros como a pesquisa Web.

Já existem 500 modelos de veículos compatíveis de 50 marcas diferentes. Confira clicando aqui se o seu veículo está ou não preparado para esta tecnologia e os auto-rádios compatíveis.

Android Auto - Logotipo

A Google anuncia o Android Auto em Português

No final de Março de 2021, a Google anunciou no seu blog português (clique aqui para abrir) que finalmente o Android Auto está disponível para os condutores portugueses.

Assim, com o Android Auto, os condutores portugueses podem pedir em português ao Google para reproduzir uma determinada música, enviar mensagens, obter direcções, e muito mais, enquanto continuam atentos à estrada com as mãos no volante. Genial, não é?

Como ligar o smartphone ou tablet ao Android Auto?

Para usar o Android Auto, é necessário adquirir um auto-rádio compatível. Em relação ao dispositivo móvel (smartphone / tablet), este precisa ter a versão 5.0 do Android (Lollipop) ou superior para poder descarregar no Google Play Store. Se o seu equipamento for mais recente e tiver o Android 10 ou 11, não precisa instalar nada.

A ligação entre o dispositivo móvel e o auto-rádio é feita através de um cabo USB. Por isso, pressupõe-se que seja necessário um suporte para o seu smartphone ou tablet que deverá ser colocado no tablier.

Que aplicações estão disponíveis no Android Auto?

As principais aplicações disponíveis no Android Auto são:

Navegação

  • Google Maps;
  • Waze

Música

  • Spotify
  • Google Podcasts

Conversação

  • App de SMS
  • WhatsApp, entre outros.

Pode ainda fazer e receber chamadas e usar o Google Assistant.

E você, já sabia dessa excelente notícia? Já utilizava o Android Auto? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.