Facebook e LinkedIn deixam cada um 500 milhões de utilizadores em risco.

Não está fácil para as redes sociais, nem para os utilizadores de Facebook e LinkedIn.

Saiba o que está a acontecer e veja o que pode e deve fazer.

Redes sociais Facebook e LinkedIn veem cada um 500 milhões de utilizadores em risco

O mês de abril começou com uma notícia muito má para o Facebook. Como se isso não bastasse, nem uma semana depois, a mesma notícia surge agora com o LinkedIn.

Facebook

Mais 500 milhões de contas do Facebook foram expostas online por causa de uma vulnerabilidade que, supostamente, já teria sido resolvida em agosto de 2019.

É de notar que, nos últimos anos, a empresa de Zuckerberg tem vindo a enfrentar muitas falhas e situações como essa última.

No entanto, não se consegue compreender como isso acontece se analisar o facto de que a empresa já gastou mais de 23 milhões de dólares (o equivalente a 19 milhões de euros) em 2020 com a segurança do CEO Mark Zuckerberg. Essa informação é-nos avançada pelos colegas do “The Verge”.

Ler mais aqui.

LinkedIn

Já no LinkedIn, foi confirmada a exposição de 500 milhões de utilizadores na Internet. Esses dados estão também à venda.

De acordo com a Microsoft, o caso não representa uma falha ou brecha na rede social corporativa. Porém, trata-se de um banco de dados que inclui informações obtidas em outros sites e reforça que “isso não uma violação de dados do LinkedIn, e nenhum dado de conta de membro privado do LinkedIn foi incluído no que pudemos revisar”.

Saiba mais clicando aqui.

Como saber se os meus dados foram expostos?

Existem vários sites que propõem o mesmo serviço: verificar se os seus dados foram ou não expostos. Vamos aqui citar alguns e explicar o que tem de fazer para verificar se a sua conta de Facebook ou de LinkedIn está ou não comprometida.

Os sites são: Cybernews e Have I been Pwned?.

Em qualquer um deles, você terá de introduzir o seu e-mail ou o seu número de telemóvel (celular). Para o caso do telemóvel, terá de introduzir o formato internacional, ou seja, com o código do seu país. Se estiver a usar um número português terá de escrever +351, já se for um número brasileiro o código é +55. Deixamos aqui um exemplo de um número português +351911234567 e de um número brasileiro +5511911223344.

CyberNews

Neste site, que tem como título “Personal Data Leak Checker: Your Email & Data – Breached? | CyberNews”, você irá ver a seguinte imagem ao abri-lo. Clique aqui para abrir.

CyberNews - Facebook - LinkedInDeverá introduzir o seu e-mail ou número de telemóvel (celular) onde diz “Your Email or Phone (International format)” (em português “O seu e-mail ou o telefone (formato internacional)”) e clicar em Check Now (em português, “Verifique agora”).

‘;–have i been pwned?

Neste site, que tem como título “’;– Have I been Pwned: Check if your email has been compromised in a data breach”, irá ver a seguinte imagem ao abri-lo. Clique aqui para abrir.

Have I been pwned - Facebook - LinkedInO procedimento é o mesmo. Deverá introduzir o seu e-mail ou número de telemóvel (celular) onde diz “email or phone (international format)” e clicar em pwned?.

Fonte(s):
The Verge” | “CyberNews” | “Facebook

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.