Windows 11

Bloco de Notas recebe nova funcionalidade: corrector ortográfico.

O Bloco de Notas é uma aplicação icónica do Windows que tem acompanhado os utilizadores ao longo de décadas. Após quase 40 anos de existência, esta ferramenta simples e minimalista recebeu uma série de novas funcionalidades para se adaptar aos tempos modernos.

Bloco de Notas - Confira as novidades

Modernização com o Windows 11

Os utilizadores com mais de 40 anos recordar-se-ão do Notepad, ou Bloco de Notas, como um editor de texto básico e fiel. Este software marcou presença em todas as versões do Windows, destacando-se pela sua simplicidade e eficiência.

Contudo, com a chegada do Windows 11, a Microsoft decidiu modernizar esta aplicação, introduzindo separadores (ou abas), permitindo aos utilizadores abrir e editar múltiplos ficheiros numa única janela. Esta funcionalidade trouxe uma nova dinâmica ao Bloco de Notas, tornando-o mais prático e versátil.

Bloco de notas com corrector ortográfico

Correcção Ortográfica no Bloco de notas

O Bloco de Notas ganhou uma funcionalidade: a capacidade de corrigir erros ortográficos. Esta característica, semelhante à que encontramos no Microsoft Word, permite aos utilizadores identificar e corrigir erros de escrita automaticamente, melhorando a qualidade dos textos produzidos e facilitando a edição.

O corrector ortográfico do Bloco de Notas sublinhará as palavras incorrectas em vermelho. Para corrigir a palavra, o utilizador terá de clicar com o botão esquerdo do rato em cima da palavra sublinhada e escolher a correcção. 

No entanto, se optar por clicar do lado direito do rato, aparecerá um menu mais completo e terá de clicar depois do lado esquerdo em “Ortografia“. Esse menu também pode ser activado através do teclado com a tecla “Menu de contexto”, geralmente situada do lado direito da barra de espaço num teclado Windows.

Bloco de notas

Além de detectar erros ortográficos como vimos nessa imagem, o corrector ortográfico também altera automaticamente palavras mal escritas. Por exemplo, se você escreveu “ortugráfico”, assim que der o espaço para continuar a escrever, o corrector substituirá o “U” por um O, ficando “ortográfico”.

E você, o que achou da novidade? Costuma usar o Bloco de Notas? Deixe-nos o seu comentário e não se esqueça de partilhar o artigo e seguir as nossas redes sociais. É muito importante!

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

2 thoughts on “Bloco de Notas recebe nova funcionalidade: corrector ortográfico.

  • O notepad tem um objectivo muito bem definido, nao vejo grande vantagem para esta funcionalidade.

    Para isso existem plataformas muito melhores como por exempllo https://portugues.ai em que ajuda a melhor o texto. Para alem da parte ortografica e gramatica.

    Reply
    • Olá, João!
      Muito obrigado pelo seu comentário. Votos de um bom ano 2025!
      Cumprimentos

      Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.