Easter Egg: O que é?

Easter Egg,… você sabe o que é na Informática?

Em inglês, o termo “easter egg” significa ovo de Páscoa. Venha descobrir o seu significado na Informática.

Pascoa

O que é o Easter Egg?

Os easter eggs (ovos da páscoa em inglês) são brincadeiras e surpresas escondidas dentro de páginas da web, jogos e programas.

Easter egg é um segredo virtual e torna-se engraçado quando o jogador descobre esse segredo ou seja o “ovinho“, pois apresenta a mesma expressão facial daquele que descobre o que está dentro de um ovo da Páscoa.

Existem montes de exemplos de Easter Egg, em programas, tais como o Livro de Mozilla (que apresenta uma página secreta no Firefox e Netscape) entre outros que podem ser consultados aqui.

Pascoa-1

E a Páscoa…

Você sabe o que é Páscoa?? De onde vem este nome??

A palavra Páscoa vem do hebraico Pessach, que significa Passagem, e o Cordeiro simboliza a aliança entre Deus e homem.

Para os Judeus, a Páscoa é ligada pela passagem da escravidão no Egito à liberdade na Terra prometida, é a libertação de um povo que antes estava como escravo em uma terra que não era dele.

Com o sacrifício de um cordeiro, os judeus celebraram a Páscoa pela libertação da escravidão no Egito, fazendo assim uma aliança com Deus. Esta é chamada de Antiga Aliança!

Hoje em dia, os judeus não mais sacrificam um cordeiro, mas ainda assim comemoram a Pessach, chamada Páscoa Judaica, que é comemorada dias antes da Páscoa Cristã.

Para os Cristãos a Páscoa significa a morte e a ressurreição de Cristo, que na Bíblia é simbolizado pelo cordeiro, Cristo é chamado Cordeiro de Deus, símbolo de renovação, renascimento e transformação. O sacrifício de Cristo na cruz é chamado de Nova Aliança que foi feita  não mais só com um povo, mas agora com todos os que creem em Jesus Cristo.

Jesus Cristo foi levado a cruz, para ser sacrificado por nós, e cujo o sangue nos redimiu do pecado e nos salvou da morte (espiritual): “…Jesus Cristo morrendo, destruiu a nossa morte, e ressuscitando, nos deu vida”.

Mas onde entra o Coelhinho e o Ovo nesta história??

Você deve estar a pensar: se Páscoa tem o significado de liberdade, de vida, e tem como símbolo o cordeiro, por que temos o coelhinho da Páscoa e comemos ovos de chocolate??

O Ovo:

O ovo é símbolo bastante antigo que representa a fertilidade e o renascimento da vida, pois quando incubado dele sai vida.

Antes do Cristianismo, alguns povos para obterem uma boa colheita, enterravam ovos na terra do cultivo. Na troca de estações do inverno para a primavera, quando a natureza floria e a colheita era farta, as pessoas festejavam trocando ou presenteando umas com as outras com ovos de galinhas cozidos e coloridos.

Alguns séculos depois, por meados do século VIII na França, a tradição de ovos continuou, mas agora não mais com ovos de galinha e sim com ovos feitos de chocolate, uma invenção de confeiteiros franceses.

O Coelho:

O Coelho, por ser um animal que se reproduz rapidamente e em grande ninhada, deu significado a fertilidade. Para antigos povos, este animal era símbolo da esperança na renovação da vida, e por isso foi incluído dentro das comemorações da Festa da colheita.

O Significado:

Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura do festejo da primavera foi integrada na Semana Santa, trazendo consigo a troca de Ovos e usando como símbolo o coelhinho.

Actualmente, muitas pessoas ainda têm o costume de pintar ovos de galinha e oferecer como um presente de Páscoa. Em alguns lugares, existe a tradição de esconder os ovos para serem procurados pelas crianças e até adultos.

Entre ovos e coelhinhos, não podemos esquecer o verdadeiro significado da Páscoa, que é a libertação da morte para a vida, e isso é um dom de Deus dado por Ele através de Jesus Cristo, para aqueles que creem.

Pascoa-2

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.