Windows 10: Perguntas / respostas sobre o fim da oferta

Você tem ainda dúvidas sobre a actualização gratuita do Windows 10?

Neste artigo, iremos responder às perguntas mais comuns sobre esta actualização oferecida pela Microsoft.

Lembre-se que só tem até 29 de Julho de 2016 para aproveitar a actualização gratuita!

Perguntas-e-respostas-Windows-10

Pouco antes de ser anunciado, a Microsoft revelou que o Windows 10 iria ter um período de actualização gratuita para quem tivesse o Windows 7 ou o Windows 8. Porém ao passar a meia noite do dia 28 de Julho de 2016, quem quiser actualizar o seu sistema operativo e passar do Windows 7 ou Windows 8, terá mesmo de pagar essa actualização.

Sabe-se que ainda existem muitos utilizadores que por diversas razões válidas, ainda não decidiram se querem ou não aproveitar esta oferta, e continuam a usar o Windows 7 ou o Windows 8.

Alguns utilizadores continuam com dúvidas, as quais vamos esclarecer aqui, utilizando a pergunta como título.

Posso beneficiar da actualização gratuita?

Somente os computadores que têm já instalado o SP1 (Service Pack 1) do Windows 7 e a actualização para o Windows 8.1, é que podem avançar para a actualização gratuita.

Os utilizadores de Windows XP, Windows Vista ou edições RT ou Enterprise não poderão actualizar para o Windows 10.

Até quando a actualização é gratuita?

Até à meia noite do dia 28 de Julho de 2016, é possível actualizar o seu computador ou dispositivo móvel.

Recomenda-se que não fique à espera até ao último momento, para evitar surpresas de incompatibilidade de hardware e ter tempo ainda de se informar.

Todos os utilizadores que já fizeram a actualização gratuita do Windows 10 e os que farão até essa data, não terão nada a pagar, pois a Microsoft indicou que o Windows 10 será sempre gratuito durante toda a vida desse dispositivo, no qual foi instalado.

Já actualizei para o Windows 10 e agora? Vou ter de pagar alguma coisa?

O computador ou dispositivo que receber a actualização do Windows 10, até o dia 28 de Julho de 2016, irá ficar gratuito para toda a vida do dispositivo.

Na prática, se você acabou de actualizar o seu computador para o Windows 10, então não precisa de se preocupar mais, pois não irá ter de pagar nada.

A partir do dia 29 de Julho de 2016, o que irá ser pago é o processo de actualização do Windows 7 (com SP1) e Windows 8.1 para Windows 10.

Não será possível transferir a licença de um computador para o outro.

O Windows 10 vai deixar de ser gratuito para quem?

  • Computadores novos

O utilizador que comprar agora um computador novo com o Windows pré-instalado, já estará a pagar o Windows 10, pois o preço do sistema operativo já está incluído na máquina.

  • Computadores à la carte ou personalizados

Os computadores montados peça por peça terão de obter uma licença do Windows 10 que deverá ser paga.

Resumindo…

Até dia 28 de Julho de 2016 à meia noite, todos os utilizadores que não aproveitarem a actualização gratuita do Windows 10, no Windows 7 (com SP1) ou Windows 8.1, terão de pagar uma licença depois do dia 29 de Julho de 2016, se não abrirem o processo de actualização gratuita e quiserem, mesmo assim, actualizar para o Windows 10.

Quanto custa o Windows 10?

Os preços do Windows 10 foram anunciados em Agosto de 2015. Veja o nosso artigo:

O que vai ser feito das janelas de publicidade do Windows 10?

De acordo com a Microsoft, depois da meia noite do dia 28 de Julho de 2016, os sistemas operativos Windows 7 (Service Pack 1) e Windows 8.1 irão receber uma actualização, que irá eliminar ou desactivar essas janelas, que têm como objectivo a promoção do Windows 10.

Devo voltar a tentar actualizar sempre que não conseguir?

Sim, você deve tentar actualizar sempre que puder, para verificar se já consegue ou não a actualização para o Windows 10.

É uma grande verdade que muitos foram os problemas detectados no início desta oferta, mas a Microsoft esteve alerta e resolveu a maioria, talvez 99% do processo de actualização, tendo lançado no final do ano passado uma grande actualização para a mais estável.

O meu hardware e os meus programas são compatíveis?

Ao iniciar o processo de actualização, será feita uma análise minuciosa de todo o hardware e software que o seu dispositivo tiver.

Em seguida, será apresentado o resultado da mesma onde, se o dispositivo tiver algum hardware incompatível ou software, você será notificado com os problemas existentes.

Se o seu hardware não for compatível, você deverá ver se existem drivers actualizados para o Windows 10.

Quanto ao software, a actualização é da responsabilidade dos editores.

Na prática, supondo este exemplo: você executou o processo de actualização e apareceu na tela do computador o aviso de que a placa gráfica não é compatível. Você vai ter de saber a marca da sua placa gráfica e procurar no site da marca algum driver que esteja actualizado e compatível com o Windows 10.

Tenho direito a qual versão?

A versão do Windows 10, a qual irá ter direito, depende da versão do Windows 7 SP1 ou do Windows 8.1 que tiver instalada.

Para saber mais, veja o nosso artigo (clique aqui).

Quais são as precauções a tomar antes da actualização?

  • Se for um dispositivo móvel, certifique-se que está ligado a uma rede WiFi e à corrente eléctrica (ou seja, veja se não está a usar a bateria).
  • Faça backups antes de começar a fazer a actualização, pois embora todos os seus ficheiros (arquivos) e programas irão ficar no mesmo lugar, pode alguma coisa correr mal e perderem-se as informações. Daí que se recomenda a utilização de um disco externo para guardar todas as informações, antes de iniciar a operação.

Quanto tempo demora o processo de actualização?

Depois de lançada a operação, o utilizador deverá aguardar que a actualização seja baixada para o seu dispositivo. Este irá ser reiniciado várias vezes e indicará a evolução do processo de instalação. Quanto ao tempo certo que irá levar, não é possível determinar, pois depende da configuração de hardware do seu dispositivo e da idade dele. Por exemplo, em computadores recentes, se correr tudo bem, uma actualização pode demorar de uma a duas horas, no mínimo.

Como actualizar o Windows 7 ou Windows 8.1 para Windows 10?

Para ajudar os leitores, foram escritos os seguintes artigos:

Se eu tiver mais alguma dúvida, onde posso informar-me?

O site “i-Técnico” preparou um lugar especial para os artigos do Windows 10. Basta clicar no menu Windows 10 que se encontra no topo da página ou clicar aqui. Poderá também sempre deixar o seu comentário (ver aqui como comentar), pois haverá sempre alguém que pode responder.

E você já instalou o Windows 10? Dê-nos a sua opinião.

Deixe-nos o seu comentário (ver aqui como comentar) e aproveite para partilhar com os seus amigos, colegas e família, usando as redes sociais, colocando o link de partilha: http://bit.ly/1P5BCcZ

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

4 Replies to “Windows 10: Perguntas / respostas sobre o fim da oferta”

  1. Tive ontem um problema logo a seguir um update e problema grave. Tinha primeiro 8.1 com key, fiz update para o 10 pro. Tem funcionado desde 1 ano. Agora neste ultimo update, derrepente fiquei aparentemente sem acesso/permissões na minha conta local. Conseguia chegar ao login, colocava pin e ficava com ecrã negro uns 15 minutos, aparecia o desktop, mas nada carregava, nada respondia ou qualquer coisa bloqueava por completo, nem ctrl+alt+del, dava erro de permissões, como aleatoriamente aparecia ecrã azul do win e notificação “installing security settings”, rodinha e nada…. peguei na pen com o win 10 e nada resultou, dizia que o “drive is locked”. Fiz safe boot e reinstalei guardando ficheiros pessoais. Deu bosta, no segundo boot ficou tudo igual…. Fiz novamente e não guardei nada. Resultou, mas tive de usar uma key que estava na net. Fiquei na dúvida tenho conta com login no ms accont mas não está selecionada no local. O meu login não guarda a chave do windows 10?…. procurei isso em todo lado lá na página.

    • Olá André.
      Antes demais agradecemos o seu comentário.
      Não percebemos qual foi a sua dúvida. O que é que foi que você procurou na página e não encontrou?
      Cumprimentos.

    • Olá Carlos,
      Antes demais agradecemos o seu comentário.
      Em relação ao seu problema, poderá ser resolvido com a instalação de drivers. Se o problema persistir, recomenda-se que vá a uma loja de Informática.
      Cumprimentos

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.