École 42: Já existe em Portugal! Chama-se 42 Lisboa.

Finalmente, a “École 42” (em português, a Escola 42) chegou em Portugal e está a aceitar candidaturas! Chama-se 42 Lisboa.

Vamos conhecê-la?

42 Lisboa

Mas o que é a “École 42”?

A “École 42“, ou em português “Escola 42” é uma escola (de programação) bem diferente das que conhecemos. Não tem professores, não tem horários nem tem aquelas avaliações habituais, porém, tem outro método de ensino de sucesso em França, como em outros lugares do mundo.

Desde 2017, quando fizemos o nosso artigo (sugerimos que o leia clicando aqui) já abriram outras escolas, por exemplo em São Paulo (Brasil) em 2019. No artigo citado, explicamos o seu funcionamento, o tempo de duração do curso, etc.

Desde a publicação do nosso artigo referido, em França já foram alteradas algumas normas de acesso. Segundo Sophie Viger, Directora-Geral da “Escola 42”, a idade máxima dos candidatos era de 30 anos, porém desde Março de 2019, já não há mais limite máximo de idades (clique aqui para ver o artigo original em francês).

Estamos em 2020 e apesar de ser um ano muito complicado e diferente por causa da COVID-19, chegou a hora de abrir uma “École 42” em Lisboa! Chama-se 42 Lisboa.

42 Lisboa

42 Lisboa é o nome da escola em Portugal, que já está localizada em Lisboa, na Rua Neves Ferreira n.º 13, na freguesia de Penha de França.

O prédio de 3 andares que fazia parte de uma fábrica, será o campus de Lisboa. Actualmente, encontra-se ainda em fase de remodelação para receber o melhor equipamento informático e instalar a rede, de modo a que fique apresentável para a sua inauguração em Outubro de 2020.

O campus de Lisboa estará aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja funcionará o ano inteiro sem nenhuma interrupção, o que permite a cada aluno definir o seu ritmo e percurso.

De acordo com Pedro Santa Clara, o director da 42 Lisboa, o campus deverá começar a funcionar em Fevereiro de 2021 com o primeiro grupo, porém as candidaturas não vão ter prazo e servirão para um próximo grupo. Em tempos de pandemia, é importante informar que a 42 Lisboa vai estar devidamente preparada, seguindo todas as regras de higienização para evitar o contágio da COVID-19.

Confira a entrevista da Exame Informática em vídeo no Facebook, ou veja mais abaixo.

 

Como funciona a 42 Lisboa?

À semelhança da 42, escola de programação fundada em Paris em 2013 e de outras localizadas em todo o mundo, a 42 Lisboa vai ter parceiros, ou seja, vão suportar os custos que rondam os 7 milhões de euros para os 5 primeiros anos de actividade.

De acordo com a Press Release do Lançamento, as inscrições já estão abertas desde 27 de Julho de 2020. Entre Outubro deste ano e Janeiro de 2021, serão seleccionados os 150 primeiros alunos, que em Fevereiro entrarão no programa.

A candidatura é feita online e envolve 2 testes, que avaliam o raciocínio lógico e a capacidade de trabalhar sob pressão, sendo o primeiro de 10 minutos e o segundo de 2 horas. Após esses testes, os candidatos que passam à fase seguinte, vão encontrar-se durante um mês num bootcamp conhecido como a “Piscine” (em português “Piscina”).

Feita a selecção, os alunos terão um período de 5 anos para completar os 21 níveis de programa. Geralmente, os alunos concluem o programa em pouco mais de 3 anos.

Para saber mais acerca do funcionamento da 42 Lisboa, clique aqui para abrir o PDF onde tudo está explicado.

Vale lembrar que a idade mínima dos candidatos é de 17 anos, por isso se tem essa idade ou se for mais velho, faça a sua candidatura no site da 42 Lisboa clicando aqui.

Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a 42 Lisboa através do site oficial da escola.

Leia mais:

École 42: A escola de programadores de França

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.