Facebook: Você não gostou do novo design? Instale esta extensão e volte para a versão antiga do site.

Você não gostou do novo design do site do Facebook? Você conseguirá voltar para o site antigo recorrendo à instalação de uma extensão.

Veja neste artigo que extensão é essa e saiba como instalá-la no seu navegador.

Facebook - Novo Site 001

Desde o mês de Setembro de 2020, o Facebook oficializou o novo design do site. Se você usa o site do Facebook para entrar na rede social, tal como noticiámos aqui no “i-Técnico” (clique aqui para abrir o artigo), já deve ter o novo design.

Durante os primeiros quinze dias do mês de Setembro, ainda era possível voltar para a versão antiga durante 48 horas. Passados esses quinze dias, o Facebook retirou essa funcionalidade e passou a assumir a nova versão para todos os utilizadores. Porém, com o recurso a uma extensão, ainda é possível voltar à aparência antiga do site do Facebook.

Mas o que é uma extensão do navegador? Já explicámos aqui no “i-Técnico”. Veja ou reveja o artigo clicando aqui.

Apresentamos as duas extensões, as quais instalámos e testámos:

  • “Old Layout for Facebook
  • Revert Site“.

Veja de seguida como instalar cada uma delas. Aconselhamos que instale uma só, pois as duas juntas poderão entrar em conflito uma com a outra e não há necessidade de ter as duas instaladas ao mesmo tempo.

Facebook alternar nova versão para versão antiga

Old Layout for Facebook

A extensão “Old Layout for Facebook” foi criada por Matt Kruse com o objectivo de abrir o site do Facebook na versão antiga do site nos navegadores Chrome, Firefox e Opera.

É de referir que, segundo o próprio autor, a extensão Old Layout não é perfeita e que poderão ser encontrados vários bugs (problemas) e outras funcionalidades poderão não funcionar, como por exemplo o chat de vídeo (videochamadas) ou até alguns jogos. Isso acontece pois o Facebook pensa que você está com um navegador antigo, logo o próprio Facebook desactiva algumas coisas que não funcionam em navegadores mais antigos.

Entretanto, a última versão 3.0, lançada a 29 de Setembro, corrigiu vários bugs (problemas) e está a habilitar as videochamadas para a maioria dos navegadores. Veja o vídeo onde o autor explica as novidades desta nova versão da extensão.

Como instalar?

Vamos explicar agora como instalar no Chrome, no Firefox e no Opera. É de notar que no Edge poderá instalar a extensão através do mesmo link do Chrome. Independentemente do navegador, depois da extensão estar instalada, basta recarregar a página do Facebook e aparecerá logo com a versão anterior do site.

Clique no separador referente ao navegador que pretende instalar a aplicação.

Chrome/EdgeFirefoxOpera

Chrome/Edge

Passo # 1

Clique aqui para abrir a página da extensão do Chrome e depois clique no botão azul “Instalar“.

Old Layout for Facebook - Chrome 001Passo # 2

Clique agora em “Adicionar extensão“.

Old Layout for Facebook - Chrome 002Assim que a extensão estiver instalada, será aberto o seu site, onde poderá conferir a respectiva versão instalada e ver as novidades. Também poderá reparar que o símbolo da extensão irá aparecer no canto superior do Chrome, no lugar onde ficam todas as extensões. Clique no X para fechar.

Old Layout for Facebook - Chrome 003

Firefox

Passo # 1

Clique aqui para abrir a página da extensão e depois clique no botão azul “Adicionar ao Firefox“.

Old Layout for Facebook - Firefox 001

Passo # 2

Clique no botão azul “Adicionar“.

Old Layout for Facebook - Firefox 002

Passo # 3

Neste passo, poderá definir se quer que essa extensão seja executada em janelas privadas (veja clicando aqui o que é uma navegação privada).

Se não quiser activar essa extensão em janelas privadas, ignore e clique apenas no botão azul “Ok, entendi“.

Caso contrário, para usar essa extensão em navegação privada ou janelas privadas, clique na caixa de verificação (quadrado) que diz “Permitir que esta extensão seja executada em janelas privadas” para activar o visto e depois no botão azul “Ok, entendi“.

Old Layout for Facebook - Firefox 003

Opera

Passo # 1

Clique aqui para abrir a página da extensão e depois clique no botão azul “Adicionar ao Opera“.

Old Layout for Facebook - Opera 001

Passo # 2

Clique no X (por baixo do logotipo da extensão no topo direito do navegador) para fechar o aviso de que a extensão foi bem instalada.

Old Layout for Facebook - Opera 002

Revert Site

Esta extensão foi criada por Steve FBP.

Segundo o autor, a extensão “Revert Site” faz com que o Facebook pense que você está a usar um navegador mais antigo, tal como a extensão anterior. Assim será mostrado o antigo design do Facebook. A partir de agora, todas as páginas do Facebook que você carregar abrirão no design antigo do Facebook. Se você tiver alguma página do Facebook aberta, basta recarregá-las para ver a mudança.

Nota: Esta extensão também está disponível nos outros navegadores (Chrome, Opera e Firefox). Para instalar nesses navegadores, siga o tutorial da extensão “Old Layout for Facebook“.

Como instalar no Edge?

Passo # 1

Clique aqui para abrir a página da extensão.

Revert Site - Edge 001

Passo # 2

Clique em “Adicionar extensão“.

Revert Site - Edge 002

Assim que a extensão é instalada, o seguinte site será aberto. Poderá fechá-lo.

Revert Site - Edge 003

Agora basta ir ao site do Facebook, tal como já falámos, e experimentar a extensão que você preferiu instalar.

A nossa opinião

Experimentei tanto uma extensão como a outra em todos os navegadores e não vi nenhum problema.  Fiz publicações, naveguei em perfis e páginas. Também conversei por escrito com contactos meus. Não deu para experimentar as videochamadas uma vez que não tenho webcam (câmera) no meu computador.

Na verdade, ainda existem muitas funcionalidades na nova versão do site do Facebook, que ainda não estão activadas e por isso retornam para a versão antiga.

Por exemplo, à data da publicação do artigo, temos jogos como o “Klondike – The Lost Expedition” (em Português, “Klondike – A Expedição Perdida”) que ainda corre na versão antiga do Facebook. Mas tudo indica que em breve essa versão antiga do Facebook deixará de existir.

Na versão antiga do site do Facebook, é possível receber notificações na barra de notificações do Windows 10. Porém, na nova versão, ainda não é possível.

Relembramos que essas falhas ou falta de funcionalidades poderão ser corrigidas em breve pelo Facebook.

E você gostou desta dica? Diga-nos qual é o design do site do Facebook que prefere, se o novo ou antigo. Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Facebook: Você não gostou do novo design? Instale esta extensão e volte para a versão antiga do site.”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.