Facebook retira aplicação da Microsoft Store e diz para usar o browser (navegador)

É oficial, o Facebook descontinuou a aplicação do Windows 10 na Microsoft Store e direcciona as pessoas para um browser (navegador).

Saiba o que isso significa e veja o que tem de fazer.

Aplicação "Facebook" para Windows 10

Em 2016, a empresa “Facebook Inc.”, que é a proprietária da rede social com o mesmo nome, lançou a sua aplicação desenvolvida para o Windows 10.

Era possível instalar a aplicação até em 10 computadores com o Windows 8 e Windows 10, ocupava 454,59 MB e era muito semelhante ao site da rede social. Quase todas as funcionalidades do site e do Android/iOS também estavam presentes nessa mesma aplicação. Só não era possível executar aqueles jogos que existem no site e nos sistemas operativos Android e iOS.

A aplicação do Windows 10 facilitava muito mais na hora de partilhar o mesmo conteúdo em vários lugares (perfis, grupos e páginas). Por exemplo, você queria partilhar este artigo nos grupos onde você participa, era só copiar e colar sem receio de aparecer aquela verificação: “se é ou não um robô”.

Estava disponível neste link: https://www.microsoft.com/pt-pt/p/facebook/9wzdncrfj2wl

O fim da aplicação

Infelizmente, no dia 28 de Fevereiro de 2020, a aplicação para Windows 10 chegou ao seu fim.

Essa informação foi enviada por e-mail a todos os utilizadores que faziam uso da aplicação. Veja a mensagem que recebemos no dia 6 de Fevereiro de 2020:

Olá, Rui.

Uma vez que utilizas a app para computador Facebook para Windows, gostaríamos de te informar de que esta app vai deixar de funcionar na sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020. Podes continuar a ter acesso a todos os teus amigos e às tuas funcionalidades do Facebook favoritas ao iniciares sessão através de um browser em www.facebook.com.

Para teres a melhor experiência possível, certifica-te de que estás a utilizar a versão mais recente dos nossos browsers compatíveis, incluindo o novo Microsoft Edge.

Podes continuar a aceder ao Messenger através do site do Facebook ou ao iniciares sessão através do teu browser em www.messenger.com. Se preferires uma app para computador para as tuas conversas, experimenta o novo Messenger para Windows, que podes descarregar já na Loja Microsoft.

Obrigado por teres utilizado a app para computador Facebook para Windows.
A Equipa do Facebook

Contudo, segundo a equipa do Facebook, as apps Messenger e Instagram vão continuar na Microsoft Store, disponíveis para quem quiser instalar no Windows 10.

O que acontece ao iniciar a app Facebook?

Após o dia 28 de Fevereiro de 2020, quem tinha e continua com a app “Facebook” para Windows 10, irá ver a seguinte mensagem ao abri-la:

A app já não está disponível – A app Facebook para Windows já não está disponível. Para usares o Facebook, acede a www.facebook.com no teu browser.” (ver a imagem seguinte).

Para fechar essa mensagem, clique em OK.

Aplicação "Facebook" para Windows 10Como a aplicação vai ficar a partir de agora a ocupar espaço, pois ela não vai mais funcionar, só resta desinstalá-la. É isso que vamos ver como se faz. É um processo bem simples!

Como desinstalar a app Facebook?

Passo # 1

Abra o menu Iniciar e percorra a lista de apps até encontrar a aplicação Facebook.

Passo # 2

Clique do lado direito do rato na app e em “Desinstalar” que tem um ícone parecido com um caixote do lixo.

Aplicação "Facebook" para Windows 10

E pronto, agora só falta uma coisa! Falta-nos dizer o seguinte:

« Foi um prazer ter essa aplicação como ferramenta de trabalho para partilhar os nossos artigos, de um modo muito mais simples do que no site do Facebook, sem aquela complicação da verificação que pergunta se somos ou não robô após x publicações do mesmo conteúdo. »

E você, conhecia essa aplicação? Utilizava-a? Deixe-nos o seu comentário.


Crédito da 1.ª imagem e fonte: Windows Central

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.