FacebookRedes sociais

Facebook revela dados estatísticos impressionantes

O Facebook é, sem sombra de dúvidas, a maior rede social da actualidade. Todos os dias ouvimos falar sobre o Facebook. E também sabemos que já existem muito poucas pessoas que conseguem resistir à tentação de ter uma conta criada nesta gigantesca devoradora de dados. Hoje, foram revelados à imprensa alguns dados estatísticos.

Jay Parikh, vice presidente da Engenharia de infraestrutura do Facebook, revelou uma lista de dados estatísticos impressionantes da enorme quantidade de dados processados diariamente.

Todos os dias são processados mais de 100 terabytes a cada 30 minutos. A empresa gere milhões de fotos e regista bilhões de gostos para se certificar que adapta o seu site ao gosto dos seus utilizadores.

Num resumo, os dados estatísticos revelados foram:

  • 2,7 bilhões de likes (gostos) diários dentro e fora do site Facebook
  • 300.000.000 fotos inseridas
  • >500TB de novos dados

Sabe-se ainda que o site armazena todos esses dados num único cluster com uma capacidade superior a 100 petabytes (equivalente a 1.000 terabytes) recorrendo para tal ao sistema de ficheiros HDFS (Hadoop Distributed File System). Segundo Jay Parikh trata-se de um record em termos de cluster. Este declara igualmente que este ambiente é único e necessário para que sejam testadas e implementadas novas funcionalidades.

A título informativo, relembramos que a rede social conta actualmente com mais de 900 milhões de inscritos em todo o mundo.

Fonte: CNet

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.