IBM celebra 40 anos do seu 5150. Foi lançado a 12 de Agosto de 1981!
A IBM decidiu comemorar o 40.º aniversário do seu primeiro computador pessoal (PC).
Hoje, dia 12 de Agosto de 2021, o IBM PC faz 40 anos! Vamos conhecê-lo melhor?
Há precisamente 40 anos, começou a “revolução doméstica” e a compra em massa de computadores. No ano de 1981, havia muitos computadores, como o Apple III, mas há um que foi lembrado hoje pela IBM. É o IBM 5150, conhecido também por IBM PC (PC do inglês Personal Computer ou em português “Computador Pessoal”). Era o primeiro computador lançado na linha de modelos IBM PC.
A estreia do IBM PC
O IBM PC foi apresentado no dia 12 de Agosto de 1981. Levou cerca de um ano a ser desenvolvido. Os preços rondavam os US$1.565 para uma configuração com 16K de RAM, adaptador gráfico de cores e sem drives de disco.
O seu sucesso foi tanto que as vendas superaram as expectativas da IBM em até 800%.
Hardware
O IBM PC tinha um processador Intel 8088 de 4.77MHz, 16K de RAM mas suportava até 640K, um ecrã (tela) ou display monocromático de 25 linhas e 80 caracteres com uma resolução de 320×200 e armazenamento de duas drives de disquetes de 5.25” de 160KB, que poderia variar consoante a versão.
A placa-mãe comporta a UCP (Unidade Central de Processamento ou em inglês CPU, que também é conhecido por processador), as memórias RAM embutidas, slots de expansão e portas de teclado. Os chips periféricos incluíam um Intel 8259 PIC, um controlador Intel 8237 DMA e um Intel 8253 PIT.
O BIOS é o firmware do IBM PC e ocupava 4 chips ROM 2kB na placa-mãe. Fornece código bootstrap e uma biblioteca de funções comuns para usar em todo o tipo de software, como entrada de teclado, acesso ao disco, saída de vídeo, e outras funções.
Tudo isso era armazenado num chassi de aço largo e curto, pois tinha de suportar o peso de um monitor CRT. O painel frontal é feito de plástico e tinha abertura para uma ou duas unidades de disquetes. O painel de trás tinha uma entrada e um interruptor de energia, um conector de teclado e vários slots verticais altos com painéis metálicos que podiam ser removidos para instalar placas de expansão.
Tinha um teclado de teclas IBM modelo F com conector de 5 pinos. O som era embutido num altifalante.
Software
Como nos computadores de hoje, havia um software. Inicialmente, a IBM tinha a intenção de dar suporte a vários sistemas operativos: CP/M-86, UCSD p-System e um produto interno chamado IBM PC DOS, desenvolvido pela Microsoft. No entanto, não foi isso que aconteceu, pois a IBM pretendia que o mercado usasse principalmente o PC-DOS da Microsoft.
Logo, o PC incluiu BASIC na ROM, uma característica comum dos computadores domésticos dos anos 80.
E basicamente era essa a configuração desse “grande” computador. Magnífico, concorda? Para esse tempo, já era muito bom!
E você, é desse tempo? Teve algum IBM PC? Se sim, conte-nos alguma história que o tenha marcado. Para os mais novos (que nasceram nesse tempo como eu), deixe nos comentários o que achou.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.