Segunda-feira, Junho 24, 2024
Curiosidades

IBM celebra 40 anos do seu 5150. Foi lançado a 12 de Agosto de 1981!

A IBM decidiu comemorar o 40.º aniversário do seu primeiro computador pessoal (PC).

Hoje, dia 12 de Agosto de 2021, o IBM PC faz 40 anos! Vamos conhecê-lo melhor?

IBM 5150

Há precisamente 40 anos, começou a “revolução doméstica” e a compra em massa de computadores. No ano de 1981, havia muitos computadores, como o Apple III, mas há um que foi lembrado hoje pela IBM. É o IBM 5150, conhecido também por IBM PC (PC do inglês Personal Computer ou em português “Computador Pessoal”). Era o primeiro computador lançado na linha de modelos IBM PC.

A estreia do IBM PC

O IBM PC foi apresentado no dia 12 de Agosto de 1981. Levou cerca de um ano a ser desenvolvido. Os preços rondavam os US$1.565 para uma configuração com 16K de RAM, adaptador gráfico de cores e sem drives de disco.

O seu sucesso foi tanto que as vendas superaram as expectativas da IBM em até 800%.

“Há 40 anos, o primeiro IBM PC era lançado.”

Hardware

IBM PC tinha um processador Intel 8088 de 4.77MHz, 16K de RAM mas suportava até 640K, um ecrã (tela) ou display monocromático de 25 linhas e 80 caracteres com uma resolução de 320×200 e armazenamento de duas drives de disquetes de 5.25” de 160KB, que poderia variar consoante a versão.

A placa-mãe comporta a UCP (Unidade Central de Processamento ou em inglês CPU, que também é conhecido por processador), as memórias RAM embutidas, slots de expansão e portas de teclado. Os chips periféricos incluíam um Intel 8259 PIC, um controlador Intel 8237 DMA e um Intel 8253 PIT.

O BIOS é o firmware do IBM PC e ocupava 4 chips ROM 2kB na placa-mãe. Fornece código bootstrap e uma biblioteca de funções comuns para usar em todo o tipo de software, como entrada de teclado, acesso ao disco, saída de vídeo, e outras funções.

Tudo isso era armazenado num chassi de aço largo e curto, pois tinha de suportar o peso de um monitor CRT. O painel frontal é feito de plástico e tinha abertura para uma ou duas unidades de disquetes. O painel de trás tinha uma entrada e um interruptor de energia, um conector de teclado e vários slots verticais altos com painéis metálicos que podiam ser removidos para instalar placas de expansão.

Tinha um teclado de teclas IBM modelo F com conector de 5 pinos. O som era embutido num altifalante.

Software

Como nos computadores de hoje, havia um software. Inicialmente, a IBM tinha a intenção de dar suporte a vários sistemas operativos: CP/M-86, UCSD p-System e um produto interno chamado IBM PC DOS, desenvolvido pela Microsoft. No entanto, não foi isso que aconteceu, pois a IBM pretendia que o mercado usasse principalmente o PC-DOS da Microsoft.

Logo, o PC incluiu BASIC na ROM, uma característica comum dos computadores domésticos dos anos 80.

E basicamente era essa a configuração desse “grande” computador. Magnífico, concorda? Para esse tempo, já era muito bom!

E você, é desse tempo? Teve algum IBM PC? Se sim, conte-nos alguma história que o tenha marcado. Para os mais novos (que nasceram nesse tempo como eu), deixe nos comentários o que achou.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.