iGoogle: mais um serviço que vai ser encerrado a 1 de Novembro de 2013

O iGoogle, um serviço do Google, será descontinuado já no próximo dia 1 de Novembro de 2013. 

Veja o que era e saiba o que irá acontecer quando tentar abrir o link do iGoogle.

iGoogle

A Google está determinada a fechar este serviço, pois está convicta que existem outras ferramentas equivalentes ao iGoogle. Depois de já ter sido desactivada a versão para dispositivos móveis a 31 de Julho de 2012, chegou a vez de fechar a versão desktop para browsers (navegadores) em computadores fixos e computadores portáteis (notebooks).

Ao longo de todo o segundo semestre de 2012 até hoje, cada vez que o utilizador abria a página do iGoogle (https://www.google.com/ig) podia ver uma mensagem por baixo do espaço para pesquisas, com fundo amarelo, avisando que o iGoogle estará indisponível a partir do dia 1 de Novembro de 2013.

A partir desta semana, o aviso mudou, aparecendo centrado na tela com a seguinte mensagem:

O iGoogle será descontinuado dentro de 30 dias.

Dispense alguns minutos para criar uma cópia de segurança de eventuais dados importantes que tenha armazenado no iGoogle.

iGoogle-002small

Assim que o serviço será encerrado, quando você abrir o link https://www.google.com/ig será encaminhado directamente para a página do Google https://www.google.com/.

Curiosidade: Sabe o que era o iGoogle?

O iGoogle foi lançado a 16 de Outubro de 2008, depois de uns meses em modo experimental. É um serviço que permitia criarmos uma página do Google personalizada ao nosso gosto. possível nele adicionar Gadgets (que são nada mais que pequenas aplicações).

No iGoogle, é possível a adição de gadgets (criados utilizando o Google Gadgets API). No meu caso eu tinha os seguintes (como podemos ver na figura anterior): Google Map Search (onde podia pesquisar diretamente no pequeno mapa apresentado), o Tempo (onde podiam ser definidas as cidades que pretendíamos saber os respetivos dados meteorológicos), Data e Hora (com um calendário mensal), a caixa de email do Gmail, as notícias  de todo o género e outros que eu fui adicionando, alterando e eliminando.

Homepage: Google
Página do iGoogle: https://www.google.com/ig

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “iGoogle: mais um serviço que vai ser encerrado a 1 de Novembro de 2013”

  1. Muito bom dia estou com pequeno problema no meu igoogle que é o seguinte:
    Antes do dia 1 de Novembro de 2013 eu deveria ter atualizado o motor de Busca igoogle em virtude de passar apartir desta data a estar descontinuado como não o fiz o que pergunto é o seguinte:
    O que posso fazer neste momento para actualizar o Goggle como uma nova versão de uma forma rápida e intuitiva sem perder os dados do igoggle

  2. Estava muito habituada a esta página e gostava de saber como vou fazer para ter outra que me dê tudo o que eu conseguia lá ter: meteorologia, relógio, tarefas, etc…

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.