NET.mede: a nova ferramenta da ANACOM para testar a velocidade da Internet
Depois de apresentar o seu novo site, a ANACOM disponibilizou uma ferramenta que permite aos utilizadores portugueses testarem a sua velocidade da Internet. Essa ferramenta chama-se NET.mede. Venha conhecê-la.
A ANACOM disponibiliza a ferramenta “NET.mede” para testar a velocidade da Internet. Esta ferramenta foi testada pelo i-Técnico e vamos explicar ao utilizador como efetuar esse teste de velocidade
Como fazer o teste no “NET.mede”?
Veja como fazer o teste de velocidade no site “NET.mede”, mas antes tenha em atenção os seguintes requisitos:
Requisitos para teste no site NET.mede
Antes de proceder ao teste de velocidade, o utilizador deverá certificar-se dos seguintes requisitos:
- Ter ligação à Internet;
- Possuir o Java para Windows (caso esteja usando um PC com Windows). A última versão é Version 8 Update 25 (tamanho do arquivo: 623 KB) que está disponível aqui, ou poderá optar por copiar https://www.java.com/pt_BR/download/ para o seu browser (navegador) e colar na barra de endereços;
- Desligar todos os programas que usem Internet, nomeadamente programas de comunicação (por exemplo: Skype) ou programas de downloads.
Segundo a ANACOM, para que os resultados sejam tão fiáveis quanto possível, deverá certificar-se igualmente que:
- Os testes são feitos a partir de um computador (fixo ou portátil). Não podem ser realizados a partir de tablets ou telemóveis com ligação à Internet.
- Enquanto estiver a executar os testes não existem outras páginas, programas ou computadores que façam uso da Internet a correr em simultâneo (por exemplo: peer-to-peer, downloads, atualizações automáticas do sistema).
- Não existe “estrangulamento” na ligação entre o computador que executa o NET.mede e o modem/router que lhe fornece a ligação à Internet. A qualidade dos equipamentos de ligação à Internet e do cabo ethernet podem interferir na velocidade máxima de ligação à Internet.
- A sua firewall ou anti-vírus não vai bloquear o funcionamento do NET.mede.
Executação do teste no NET.mede
Passo # 1
Abrir o site http://www.netmede.pt
Passo # 2
Clicar em “Run“.
Passo # 3
Clicar em “Começar teste” (a vermelho).
O teste não deverá demorar mais de 30 segundos a ser realizado.
Como interpretar os resultados?
Depois de o teste executado, aparecerão os resultados. Eis um exemplo:
Por palavras simples, o Delay é o tempo que demora a ser efetuada a ligação entre o PC do utilizador e o servidor FCCN; o Download é o teste efetuado para calcular a velocidade para receber ficheiros (arquivos); o Upload é o teste efetuado para calcular a velocidade para enviar ficheiros (arquivos).
Na parte inferior, será indicado o browser (navegador), o seu Endereço IP e o ISP (Internet Service Provider, ou seja, o seu operador de Internet).
Se desejar repetir o teste, clique em “Repetir teste“. Caso queira ver o relatório completo, clique em “Ver relatório“. Eis o exemplo do relatório completo desse teste:
Este relatório, como indicado na imagem, divide-se em três partes:
1ª parte: comparação da sua velocidade com outras velocidades;
2ª parte: explicação dos testes de Download, Upload e Delay com comparação a ficheiros (arquivos);
3ª parte: quadro-síntese do relatório com os resultados do teste e a data.
O que é que o leitor achou desta nova ferramenta?
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Este programa da Anacom é uma treta. Tenho contratado 4G 20Mbs / 2Mbs e só posso usar 3G que geralmente não passa dos 4Mbs / 300Kbs. Nas piores alturas, que são cada vez mais frequentes, com velocidades medidas pelo speedmeter da fccn de 1Mbs / 20Kps, este programa mede 7Mbs / 3Mbs! No mínimo estranho. A Anacom nunca me inspirou confiança…
Olá Paulo,
Antes demais agradecemos o seu comentário.
Porém esta denúncia deveria ser reportada directamente à entidade referida e não divulgada desta forma.
Cumprimentos.