Google / YouTubeNotícias

O motor de pesquisa Google não vai ser mais o mesmo até o fim do ano: aqui estão as mudanças anunciadas

Google prepara as novidades baseadas em Inteligência Artificial (IA) para o seu motor de pesquisa (🇧🇷busca).

Google

Para se manter competitiva, o Google continua a investir muito em inteligência artificial, um montante como 75 mil milhões (🇧🇷bilhões) de dólares em 2025. A maioria desse investimento permitirá a melhoria dos modelos de IA, para integrar mais inteligência artificial no seu mecanismo de pesquisa, a sua principal fonte de receita.

O que o Google está a preparar?

O motor de pesquisa, ou no Brasil mecanismo de busca, do Google já possui um recurso chamado AI Overview, que usa a Inteligência Artificial Gemini para responder directamente às consultas dos utilizadores. Esse recurso já está disponível em mais de 100 países e, de acordo com o Google, os índices de satisfação do utilizador (🇧🇷usuário) estão a aumentar. O número de perguntas que a IA pode responder também está a aumentar. Mas, como Sundar Pichai indicou durante a teleconferência de resultados do último trimestre, “há muito mais por vir“. “Penso que continuaremos a utilizar a IA de uma maneira mais poderosa e multimodal“, também foram declarações do CEO da empresa. Isso sugere que o Google poderá integrar recursos semelhantes ao Google Lens, o recurso Circle to Search ou até mesmo o Project Astra (uma IA capaz de responder a perguntas num vídeo ao vivo). Recursos semelhantes ao Gemini Deep Research não estão descartados.

Um agente IA na Pesquisa Google, talvez!?

Anunciado em Dezembro de 2024 e oferecido aos assinantes do Gemini Advanced, o Gemini Deep Research é um agente semelhante ao recém-lançado no ChatGPT e que é capaz de fazer pesquisas aprofundadas online para o utilizador.

No momento, a empresa não é muito específica. Porém, está mais do que claro que o Google pretende transformar gradualmente o seu motor de pesquisa (🇧🇷mecanismo de busca) numa espécie de assistente de IA, que pode até ser capaz de realizar acções online em vez de ser o próprio utilizador (🇧🇷usuário) a fazê-lo.

Fonte(s):

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.