OpenAI anuncia o novo GPT-4. Nova versão do ChatGPT já interpreta imagens!
Nova versão do GPT-4 está disponível para subscritores!
Uma nova era na Internet começou a partir do momento em que a “OpenAI” revelou ao público um site, chamado “ChatGPT”, que consiste num chat onde podemos conversar com uma máquina e ela nos responde como se fosse “alguém”, um ser humano. Isso aconteceu já no final do ano passado. Veja ou reveja o artigo onde anunciámos isso.
Em seguida, enquanto a Microsoft implementou esse ChatGPT no motor de buscas Bing, o Google apresentava Bard. Parece que a guerra da Inteligência Artificial começou!
Contudo, a OpenAI dá o passo à frente e apresenta a nova versão do ChatGPT, o GPT-4. A saber que o ChatGPT era, até agora, baseado na versão GPT-3.5.
GPT-4, um passo para ficar tão inteligente que os humanos
Se você já experimentou o ChatGPT, já deve ter noção daquilo que é capaz de fazer. Desde a produzir textos, prosas ou até poesias como Camões, a verdade é que o ChatGPT marcou uma nova era na Tecnologia. Isso faz-nos lembrar os tempos em que a Internet começou a ser instalada em todos os lares.
No entanto, com o GPT-4, a nova versão do ChatGPT, há uma maior probabilidade desta Inteligência Artificial ficar tão “parecida” como os humanos.
No dia 14 de Março de 2023, o co-fundador da start-up OpenAI, Greg Brockman, anunciou na sua conta de Twitter, que seria a ocasião de se saber mais acerca desta novidade.
We’re releasing GPT-4 — a large multimodal model (image & text in, text out) which is a significant advance in both capability and alignment.
Still limited in many ways, but passes many qualification benchmarks like the bar exam & AP Calculus: https://t.co/L6VGJ0WfFv
— Greg Brockman (@gdb) March 14, 2023
Na publicação, lê-se:
Estamos a lançar GPT-4, um grande modelo multimodal (imagem e entrada de texto, saída de texto) que é um avanço significativo tanto em capacidade quanto em alinhamento.
Ainda limitado em muitos aspectos, mas passa em muitas referências de qualificação, com o exame da barra e AP Calculus.
GPT-4 já disponível para subscritores
Com o GPT-4, o ChatGPT vai ficar “mais criativo e colaborativo do que nunca”, promete a empresa. Além disso, o novo modelo já consegue compreender texto, mas também imagens, graças a uma outra start-up, Be My Eyes. No entanto, ainda só gera texto.
Se você for subscritor do serviço, já pode experimentá-lo e vê-lo em acção.
Espera-se que em breve fique disponível para os outros utilizadores que não assinaram a subscrição, no valor de 20 dólares (a somar as taxas referente ao país onde está).
Veja ou reveja a apresentação aqui
O GPT-4 foi apresentado no dia 14 de Março de 2023 às 20h (fuso horário de Lisboa) no YouTube.
Veja ou reveja aqui o vídeo:
Em resumo, esperamos que esta nova versão, GPT-4, venha a ser tão famosa (ou mais ainda) do que a actual e seja mais um avanço na Tecnologia.
E você, conte-nos a sua experiência com o ChatGPT. Já o experimentou?
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.