Painel de Controlo vai “ter o seu fim” no Windows 10

Você conhece o Painel de Controlo (Painel de Controle) do Windows que sempre nos acompanhou nas várias versões?

Segundo a Microsoft, ele vai desaparecer no Windows 10. Saiba porquê.

Fim do Painel de Controlo

Numa conversa de Twitter envolvendo alguns participantes do Windows Insider, Gabe Aul e Brandon LeBlanc deixaram bem claro que o Painel de Controlo (Painel de Controle) vai ter o seu fim no novo sistema operativo Windows 10.

Estes dois painéis são o tema do debate:

 

A Microsoft pretende agora integrar nas “Definições” (“Configurações”) todas as configurações que existem ainda no Painel de Controlo, tornando este desnecessário. Esta decisão de acabar com o Painel de Controlo vai eliminar assim a redundância de programas que fazem precisamente o mesmo, liberando mais espaço no disco e memória, tornando o Windows ainda mais rápido.

Recorde aqui a conversa:

Aqui Rogers pergunta ao Gabe Aul: Porque é que o Control Panel (em português, “Painel de Controlo” ou “Painel de Controle”) e os “Settings” (em português, “Configurações” ou “Definições”) existem? Porque não só o Painel de Controlo? Porque é que a metade do Painel de Controlo está substituída? O que é que está errado?

Esta conversa no Twitter gerou alguma polémica, uma vez que ainda há quem defenda o Painel de Controlo, criticando os grandes controlos do novo centro de “Configurações” / “Definições”.

Essa foi a resposta do Gabriel Aul: Existindo duas implementações separadas, significa mais complexidade de código e um maior uso de disco/memória. Ficando só um, o código torna-se mais leve.

O leitor concorda com a extinção do Painel de Controlo? Acha as novas Definições mais fáceis de configurar? Deixe a sua opinião e comente.

Fontes: Windows Central e Twitter

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

2 Replies to “Painel de Controlo vai “ter o seu fim” no Windows 10”

    • Olá Henrique.
      Agradeço desde já o seu comentário. Ainda não foi totalmente substituído. Existem funções que você só vai poder fazer usando o “painel de controle”. Porém, tudo indica que brevemente possamos mesmo ter mesmo o fim desse painel.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.