O Paxo Phone é um telefone básico a construir na sua casa e concebido por um adolescente de 15 anos.
O telefone chama-se Paxo Phone e o que o torna especial é que ele foi desenvolvido por um adolescente!
Entre muitos outros projectos DIY (Do It Yourself, do inglês “Faça isso você-mesmo”), Gabriel Rochet, um jovem francês de 15 anos é responsável por esse telefone, que você mesmo pode fazê-lo no conforto da sua casa. Tudo isso por apenas 30€!
“Tenho 15 anos e sou apaixonado por electrónica e programação. Paxo é o meu projecto, com o objectivo de criar dispositivos úteis, que podem ser feitos por todos (DIY – “Do It Yourself”, num modelo open source, optimizando os componentes e sua origem para preservar o planeta o máximo possível!“, escreve Gabriel Rochet, o designer, no seu site.
O Paxo Phone já vai na sua quarta versão, que ele projectou de A a Z. De acordo com o adolescente, esta versão melhora os pontos negativos de modelos anteriores, quer ao nível do sistema operativo (🇧🇷sistema operacional), quer dos componentes.
“J’ai 15 ans et suis passionné par l’électronique et la programmation. J’ai conçu ce téléphone Paxo Phone de A à Z afin d’en faire un modèle open-source, peu onéreux et à faire soi-même, de manière à préserver la planète le plus possible.”
Gabriel R.https://t.co/fvKwfTes61 pic.twitter.com/F8RdyxMM8b— Alexis Kauffmann (@framaka) July 30, 2023
No tweet de Alexis Kauffmann, que apresenta o telefone de Gabriel Rochet, podemos ler: “Tenho 15 anos e sou apaixonado pela electrónica e programação. Concebi este telefone “Paxo Phone” desde o início com o objectivo de fazer dele um modelo open source (código aberto), baixo custo e faça você-mesmo, de modo a preservar o planeta o máximo possível.
O telefone pode ser básico, mas é acessível
Entre os principais componentes, no Paxo Phone, há um micro-controlador de 2 núcleos de 240MHz, utilizados como um “cérebro”, um módulo de ligações a redes 2G e um ecrã (🇧🇷tela) de 320×480 (uma tecnologia que já não se encontra mais nos smartphones mais modernos).
Encontramos também um conversor USB que permite a comunicação com computadores e um circuito que gere a energia da bateria.
Para construir tudo, é necessário um ferro de solda, uma pistola de ar quente ou forno de refluxo, alicates precisos, estanho e pasta de solda.
O jovem afirma que a factura dos componentes não passa dos 30 euros, para que este telefone básico fique entre os telemóveis (🇧🇷celulares) e os smartphones modernos.
Na verdade, se o Paxo Phone tem um ecrã (🇧🇷tela) sensível ao toque, ele oferece apenas funções básicas de um telefone, como chamadas, SMS, contactos, uma calculadora, um aplicativo que calcula as coordenadas GPS e… dois jogos: o Snake e 2048.
Finalmente, os modelos de impressão 3D estão disponíveis no site. Se você está interessado nesse projecto, pode usar uma impressora 3D ou encomendar o modelo impresso online. Os planos também são partilhados e Gabriel R. diz que vai também partilhar um vídeo no YouTube.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.