Android

Se tiver essas aplicações no seu Android, pode apagá-las. Entenda.

Se tiver essas aplicações instaladas no seu Android, estão a mais e podem ser apagadas. 

Antes de ir já correndo apagá-las, veja no nosso artigo como proceder, para apagar todo e qualquer dado da aplicação.

“Opsss… sem espaço no telemóvel (🇧🇷celular)? Deixa lá ver o que é que posso apagar.”

Venha o primeiro dizer que nunca pensou nisso. Quando isso acontece, geralmente começamos pelas aplicações. Muitas vezes, instalamos aplicações que só usamos uma ou duas vezes e, quando vamos ver, já temos uma colecção de aplicações instaladas.

É muito importante, até para nossa segurança, ter esta prática: verificar de tempos em tempos as aplicações instaladas no nosso smartphone e outros dispositivos móveis, como os tablets. Depois, deve-se questionar se determinada aplicação precisa ou não estar instalada.

Vale lembrar que existem aplicações que podem ser substituídas por outras tornando-se obsoletas, ou seja, ficam ali a mais, a enfeitar. A nível internacional, é o caso do Skype que foi encerrado em Maio de 2025 e substituído pelo Teams. Se ainda o tem instalado no seu computador, está na hora de o desinstalar do Windows 11. Veja como explicámos nesse artigo que preparámos a pensar em si, clicando aqui. Consequentemente, também poderá apagar essa aplicação no Android, caso ainda esteja lá.

Duas aplicações desnecessárias que devem ser já removidas no Android

1) AUTENTICAÇÃO.GOV

Autenticação GOV

Esta aplicação faz parte, ou pelo menos, fazia parte das aplicações governamentais que necessitávamos em Portugal. O cidadão podia activar a Chave Móvel Digital (CMD) com um vídeo-selfie e com a validação do cartão de cidadão.

Nessa aplicação, também conseguia gerar um código de segurança temporário, ou usar validação biométrica do seu telemóvel (🇧🇷celular), em alternativa ao código do SMS, para se autenticar com Chave Móvel Digital em portais públicos ou privados.

Ainda possuía um serviço de gestão de autorizações de acesso aos seus dados e de assinatura de documentos.

Pois bem, todas essas funcionalidades passaram para a aplicação “Gov.pt” (antiga “ID.GOV.PT”). Nesta nova aplicação “Gov.pt”, você pode ter acesso aos seus documentos de identificação na sua versão digital e muito mais.

Consequentemente, esta aplicação “AUTENTICAÇÃO.GOV” é obsoleta e você pode apagá-la (desinstalá-la) definitivamente no seu smartphone Android, sem quaisquer arrependimentos, receios ou dúvidas.

Com essa aplicação desinstalada, poderá contar com a recuperação de 80 a 100 MB dependendo do seu smartphone ou tablet.

 

2) VIA VERDE ESTACIONAR

Via Verde Estacionar

Esta aplicação “Via Verde Estacionar” pertence à Via Verde e permite (ainda) pagar o estacionamento em lugares pagos. No entanto, essa funcionalidade já se encontra na aplicação “Via Verde”, onde você também pode consultar as suas facturas, controlar as suas passagens em pórticos da Via Verde, etc.

Por outro lado, como essa aplicação ainda funciona, fica ao critério do utilizador (🇧🇷usuário). Tudo indica que brevemente deverá deixar de existir.

Com essa aplicação desinstalada, poderá contar com a recuperação de 80 a 100 MB dependendo do seu smartphone ou tablet.

 

Como apagar as aplicações de forma eficaz?

Apagar aplicações de forma eficaz significa que deixará de ter qualquer dado pertencente à aplicação no seu smartphone ou tablet. Ademais, se optar por “apenas” apagar a aplicação, sem este procedimento, correrá o risco de alguns dados se manterem no seu dispositivo, para facilitar a recuperação de conta de utilizador (🇧🇷usuário) da próxima vez que reinstalar a aplicação.

A fim de evitarem que fiquem dados da aplicação, deverá deslocar-se para as propriedades dessa aplicação e apagar todos os dados.

Finalmente, esperamos que tenha gostado do nosso artigo e já sabe, tem de o partilhar para fazer chegar a muito mais pessoas. 

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.