Terça-feira, Outubro 8, 2024
Notícias

Sistema de Bicicletas partilhadas “BUTe” foi reactivado em Torres Novas.

Em Portugal, o Município de Torres Novas tem um sistema de bicicletas eléctricas partilhadas, chamado “BUTe”. Foi reactivado a partir do dia 6 de Setembro de 2024. Entenda.

BUTe - Sistema de bicicletas partilhadas
Foto: Município de Torres Novas | Crédito: Facebook do Município de Torres Novas

A partir do dia 6 de Setembro de 2024, poderá novamente utilizar as bicicletas eléctricas do sistema “BUTe” em Torres Novas. Esse sistema esteve inoperável por motivos descritos na publicação do Município de Torres Novas, citando “o sistema de partilha pública de bicicletas «BUTe» foi suspenso temporariamente, para reparação dos equipamentos danificados e para correcções nas regras e metodologias de funcionamento das mesmas”.

Na publicação do Município de Torres Novas, no Facebook, lê-se:

O Município de Torres Novas reativou, a partir de hoje, o sistema de partilha pública de bicicletas, «BUTe», que inclui um conjunto de equipamentos destinados a permitir a utilização gratuita e temporária de 20 bicicletas disponíveis nas estações do Jardim Municipal da Silvã, Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, Rua da Várzea e Largo General Humberto Delgado.
A utilização deste sistema depende de um registo prévio de adesão, efectuado através de formulário disponível no site https://cm-torresnovas.pt, na aplicação BUTe (disponível na App Store e Google Play) e no Posto de Turismo.
O serviço de bicicletas de uso partilhado funciona todos os dias, no horário compreendido entre as 07h00 e as 21h00, sendo o tempo máximo de utilização de 2 horas.
De recordar que o sistema de partilha pública de bicicletas «BUTE» foi suspenso temporariamente, para reparação dos equipamentos danificados e para correções nas regras e metodologias de funcionamento das mesmas.
O Município de Torres Novas volta a apelar à população para que faça uma correta utilização destes e de outros equipamentos públicos, para que os mesmos possam continuar a ser disponibilizados para usufruto da comunidade.

 

Recorda-se que em Novembro de 2023, segundo “O Mirante“, metade dos equipamentos disponibilizados desde 30 de Outubro do mesmo ano, foram alvos de vandalismo ou má utilização. Consequentemente, o Município retirou as bicicletas da cidade e reviu as normas de utilização.

O que é o sistema de Bicicletas partilhadas “BUTe”?

BUTe (sigla para Bicicletas Urbanas Torrejanas eléctricas) é um sistema de bicicletas eléctricas partilhadas, que faz parte do projecto da Rede Ciclável de Torres Novas.

Estas bicicletas encontram-se no Jardim Municipal da Silvã, no Largo D. Diogo Fernandes de Almeida, na Rua da Várzea e no Largo General Humberto Delgado.

Para poder utilizar a bicicleta, é necessário antes o registo do utilizador (🇧🇷usuário), que poderá ser feito a partir do site da Câmara Municipal de Torres Novas (clique aqui), através da aplicação disponibilizada para o efeito ou no Posto de Turismo. O interessado deverá apresentar a sua identificação (Cartão de Identificação, Bilhete de Identidade ou Passaporte) e, no caso de menores de 18 anos, o Termo de responsabilidade assinado pelos pais, encarregados de educação ou tutores e respectivas identificações (Cartão de Identificação, Bilhete de Identidade ou Passaporte).

Efectuado o registo da adesão, é emitido o cartão de utilizador, físico ou virtual, para utilizadores, após pagamento do preço de emissão, definido por deliberação da Câmara Municipal.

O serviço já voltou à normalidade, com o horário compreendido entre as 7h e as 21h, sendo o tempo máximo de utilização de duas horas, de acordo com as informações da página oficial do município.

A aplicação BUTe está disponível para iOS e Android.

Para saber mais sobre o sistema de partilha de bicicletas, clique aqui.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!


Discover more from i-Técnico

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.