WhatsApp: O que poderá ter acontecido com a última falha?

Nesta quarta-feira 3 de Maio de 2017, muitos utilizadores (usuários) foram surpreendidos com a queda de um dos apps mais usados a nível mundial, o WhatsApp.

De acordo com os utilizadores de vários países, principalmente do Brasil e de Portugal, o WhatsApp ficou offline (fora do ar) cerca de 2 horas, voltando à normalidade.

WhatsApp falha 03 Maio 2017 - i-Técnico

O aplicativo deixou de funcionar nas plataformas Android, iOS e BlackBerry em qualquer tipo de acesso à Internet (3G, 4G e Wi-Fi). Os utilizadores ficaram assim impossibilitados de enviar e receber mensagens escritas e de voz, assim como também realizar ligações.

A queda aconteceu praticamente no mundo inteiro, apesar de alguns utilizadores não sofrerem a queda da app, uma percentagem bem significativa de utilizadores foram atingidos.

No Brasil, logo após a queda, o assunto “WhatsApp” chegou a ser o mais comentado um pouco por toda a Internet, usando vários canais incluindo as redes sociais.

Por exemplo, no Twitter, alguns utilizadores queixaram-se da falta que o aplicativo faz. Outros preferiram apelar ao humor para reclamar a falta da app, enviando imagens e memes engraçados.

Só para recordar, a aplicação WhatsApp já foi bloqueada várias vezes no Brasil, por decisões de tribunais. Coincidentemente, a última vez foi em 2 de Maio de 2016, pelo que os brasileiros se assustaram com a recente queda do WhatsApp a nível mundial (ver aqui).

Onde a falha foi mais significativa?

Segundo Outage Reportage, site americano que monitoriza a plataforma do WhatsApp, esta instabilidade afectou cerca de 3 mil utilizadores em diversos países da Europa, América Central e América do Sul.

Países mais afectados nas últimas 24 horas

País Relatórios
Brasil 2025
Estados Unidos 1124
Reino Unido 863
Itália 388
El Salvador 336

Ainda não foi possível apurar as causas desta queda. Porém através de um comunicado, os responsáveis pelo WhatsApp disseram que estão cientes das instabilidades e que estão a trabalhar para corrigir as falhas

Saiba mais

O WhatsApp é um dos mais conhecidos e usados apps gratuitos, com mais de mil milhões de utilizadores.

Em Outubro de 2014, o WhatsApp e o Facebook chegaram ao acordo que envolveu 19 mil milhões de dólares. Desta forma, Mark Zuckerberg comprou o WhatsApp.

Sendo assim o WhatsApp passou a pertencer ao Facebook, garantido que o aplicativo continuaria a ser grátis, ou seja, o utilizador não precisa pagar nada pelo seu uso.

Após 3 dias do acordo de Mark Zuckerberg com os responsáveis pelo WhatsApp, o app sofreu uma queda durante 4 horas. Sendo uma das mais longas quedas afectando todos os utilizadores, o problema foi causado por uma falha da rede de servidores.

E você, notou essa falha do WhatsApp? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.