Skype: é o fim de uma era, já no próximo mês de Maio.
“Vamos conversar no Skype!” É uma frase que vamos deixar de ouvir.
Microsoft marcou o fim de uma era. Saiba quando o Skype vai fazer a última chamada e conheça as consequências.
Segundo a Reuters, o Skype deixará de funcionar a 5 de Maio de 2025, quando a Microsoft aposentar o serviço de chamadas pela Internet.
É uma estratégia da Microsoft para concentrar-se apenas no seu último produto de comunicações de vídeo e áudio, o Teams, que foi essencial na pandemia da COVID-19, pessoal como profissionalmente. Pois, o Teams é o programa que vai substituir o Skype.
Fundado em 2003, o Skype foi o programa que veio modificar as comunicações, passando a ser feitas na Internet, com vídeo e áudio, no computador, usando a tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol, ou em Português “Voz sobre Protocolo de Internet”). Consequentemente e, porque não teve muita adesão nos dispositivos móveis, não conseguiu acompanhar a evolução dos rivais mais fáceis de usar, como o Zoom nos últimos anos.
Quando veio a pandemia e a obrigação de trabalhar a partir de casa, a necessidade de fazer chamadas de negócios online cresceu. Vendo isso, a Microsoft integrou o Teams colocando-o no pacote Office para atender aos utilizadores (🇧🇷usuários) corporativos.
Skype, o pioneiro das chamadas por Internet
O Skype é um software de mensagens e videoconferência, criado na Estónia por Janus Friis e Niklas Zennstrom. Estava disponível em computadores, smartphones e tablets. Esta ferramenta era conhecida por realizar chamadas telefónicas através de VoIP, videoconferência e chamadas de voz via Internet.
Lançado a 29 de Agosto de 2003, não durou muito tempo até chamar a atenção do seu potencial. Em Setembro de 2005, o Skype passou a ser do eBay, um negócio que envolveu 2,6 mil milhões (🇧🇷bilhões) de dólares. Nesse ano, Skype já ultrapassava os 50 milhões de utilizadores (🇧🇷usuários).
Em Maio de 2011, chegou a vez de Microsoft comprar o Skype por 8,5 mil milhões (🇧🇷bilhões). A 1 de Maio de 2013, assinalávamos, aqui no i-Técnico, o fim do Windows Live Messenger.
Agora, é a vez do Skype aposentar-se em 2025, no próximo dia 5 de Maio, passados 22 anos desde o seu lançamento.
Mudanças no Skype
A Microsoft está a remover as funcionalidades de telefone no Skype, isto é, não será mais possível ligar para números de telefone normais e telemóveis (🇧🇷celulares) ou mesmo fazer chamadas internacionais através do serviço.
Os chats em grupo do Skype vão permanecer intactos na transição para o Teams e, durante cerca de 2 meses, os utilizadores (🇧🇷usuários) do Skype poderão trocar mensagens com contactos que usam o Teams e vice-versa.
A transição para o Teams
Conforme o comunicado da Microsoft, os utilizadores (🇧🇷usuários) do Skype terão a opção de mudar para o Microsoft Teams Gratuito. Este oferece muitas das mesmas funcionalidades principais e muito mais.
O utilizador (🇧🇷usuário) poderá iniciar sessão no Teams Gratuito como se fosse no Skype, com a mesma conta e palavra-prasse (🇧🇷senha). No Teams, encontrará todas as conversas (🇧🇷bate-papos) e contactos, para retomar facilmente o ponto onde ficou. No entanto, se não iniciar sessão no Teams até Janeiro de 2026, poderá perder todo o histórico de conversas e chamadas que foram feitas no Skype.
Finalmente, até Maio de 2025, os utilizadores (🇧🇷usuários) do Skype poderão iniciar tanto sessão no Skype como no Teams e utilizar ambos ao mesmo tempo.
Como obter o Teams?
Para fazer download (🇧🇷braixar) o Teams, clique aqui para abrir a página para downloads do Teams.
Aberta a página, clique em “Transferir o Teams“. Depois, é só seguir os passos de instalação.
<
p style=”text-align: justify;”>Assim que estiver instalado, será automaticamente aberto e poderá iniciar sessão com as credenciais do Skype.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.