Autenticação no Gmail não será mais por SMS. O futuro são os códigos QR.
A Google quer dar o passo em frente e tornar a verificação no Gmail mais segura, recorrendo a um novo sistema com códigos QR.
Enquanto as SMS são cada vez menos populares, a Google vai deixar esse protocolo para a autenticação dos utilizadores (🇧🇷usuários) do Gmail.
Durante longos anos, a verificação por SMS era o mais comum na indústria da dupla autenticação, que permite proteger os internautas mesmo quando a palavra-passe (🇧🇷senha) está comprometida.
Agora, a Google sobe de nível a sua segurança e pretende substituir as SMS pelos códigos QR, informação essa confirmada por Ross Richendrfer, um dos representantes da firma de Mountain View, numa conversa com Forbes.
Passar das SMS aos códigos QR, mas o que são esses códigos?
Há quem diga que os códigos QR são a evolução dos códigos de barras tradicionais, aqueles que se encontram ainda em qualquer produto do supermercado. Pois, o código de barras tradicional é unidimensional (1D), porque permite a leitura na horizontal de um desenho formado por barras pretas e pelos espaços brancos existentes entre si.
Agora, o código QR é um código bidimensional (2D), que pode ser lido em várias direcções, pois pode conter mais informação. Construído como um padrão complexo de pixéis, você poderá ler o código QR na horizontal como na vertical. A leitura poderá ser feita com a câmara (🇧🇷câmera) de um smartphone, tablet ou até mesmo no computador.
Devo-me preocupar com essa mudança?
Na verdade, se você já estiver a utilizar um método de autenticação mais seguro para a sua conta do Gmail, não precisa preocupar-se. Pois, já passou do método menos eficaz de manter os invasores fora da sua conta.
No entanto, ainda há muitas pessoas que confiam no SMS. Se você faz parte dessas pessoas, está na hora de reconsiderar essa cega confiança, por razões óbvias.
Curiosidade
Os SMS são uma tecnologia com cerca de 30 anos. Em 1989, Raina Fortini usou um pager (🇧🇷bipe) Motorola para enviar a primeira mensagem de texto da história, de Nova York, para um amigo em Melbourne Beach. Em 1992, no dia 3 de Dezembro, o arquitecto de software Neil Papworth, do Sema Group, enviou o primeiro SMS comercial “Feliz Natal!” pela rede GSM da Vodafone no Reino Unido, usando o seu PC. Pois, na altura, os telemóveis (🇧🇷celulares) ainda não tinham teclados. O receptor desse SMS foi um dos executivos da Vodafone Richard Jarvis, num telemóvel (🇧🇷celular) Orbitel 901.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.