A doença COVID-19 tem-nos obrigado a ficar em casa e consequentemente as pessoas mudaram a sua rotina. Por esse motivo, o Governo de Portugal decidiu retomar a Telescola, um método de ensino através da televisão.
Mas o que é a Telescola? Qual é o canal reservado para a Telescola?
Com a COVID-19, as pessoas foram obrigadas a ficar em casa, para combater esse novo CoronaVírus. Como tal, as escolas em Portugal e em toda a Europa tiveram de fechar as suas portas. Mas isso não quer dizer que os professores fiquem sem dar as suas aulas. Estas vão ser dadas através de um método conhecido pelos mais antigos, a Telescola, que vai usar as televisões para fazer chegar aos mais novos os conteúdos da matéria da escola. Para os alunos que têm Internet e computador ou algum dispositivo móvel (tablet ou smartphone) disponível em casa, também existem sites que deixaremos no final do artigo.
Mas o que é a Telescola?
A Telescola é um método de ensino através da televisão, que já foi usado em Portugal em 1965. Este sistema arrancou a 6 de Janeiro de 1965, com programação que foi produzida nos estúdios da Radiotelevisão Portuguesa do Monte da Virgem, no Porto.
Tinha como objectivo servir as zonas rurais isoladas e zonas suburbanas com escolas superlotadas.
A Telescola portuguesa foi uma das mais bem sucedidas em toda a Europa. No entanto, já nos anos 80, com a chegada dos vídeogravadores ou gravadores de vídeo, os conteúdos começaram a ser gravados nas videocassetes ou cassetes de vídeo VHS. Assim havia mais espaço na televisão para outros tipos de programas.
Mais recentemente, nos anos 90, apareceram novos recursos tecnológicos e o uso de multimédia. Desta maneira, o ensino à distância passou a funcionar em simultâneo de forma a complementar-se com o ensino regular.
A “nova Telescola” de 2020
Na segunda-feira, dia 20 de Abril de 2020, começa a Telescola, também conhecida por #EstudoEmCasa. As aulas serão transmitidas na RTP Memória, acessível por cabo ou satélite e por Televisão Digital Terrestre (TDT), nas seguintes posições:
- TDT – Posição 7
- MEO – Posição 100
- NOS – Posição 18
- Vodafone – Posição 17
- Nowo – Posição 13
Essas aulas já começaram a ser gravadas por uma vasta equipa de professores, vão ter uma duração de 30 minutos e serão transmitidas das 9h da manhã até às 17:50 horas.
A grelha
Veja grelha oficial do #EstudoEmCasa. Clique na imagem em tamanho maior.
Veja de seguida em tabelas feitas por nós. Clique no dia da semana para ver a tabela.
E na Internet, como vai ser?
Na Internet, os alunos vão ter acesso ao site da RTP dedicado ao ensino e vários canais de YouTube.
Sites da RTP
A RTP disponibilizou dois sites que vão permitir os alunos estudarem neste tempo de confinamento por causa da pandemia causada pela COVID-19. Veja quais são:
RTP EnsinaClique para abrir o site.
#EstudoEmCasaClique para abrir o site.
Se você perdeu alguma aula na televisão, saiba como revê-la clicando aqui.
YouTube
No YouTube, existem vários canais. Clique naquele que lhe interessa.
YouTube – DGE MEClique para abrir o canal. YouTube – Pré-EscolarClique para abrir o canal. YouTube – 1.º CicloClique para abrir o canal.YouTube – 2.º CicloClique para abrir o canal. YouTube – 3.º CicloClique para abrir o canal. YouTube – SecundárioClique para abrir o canal.
Resta a desejar-nos um óptimo estudo e que os alunos possam aproveitar as aulas para adquirir o máximo de conhecimento. Bons estudos!
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.