Você precisa fazer video-chamadas? Veja estas aplicações.

Se você precisa fazer chamadas de vídeo ou video-chamadas, veja as aplicações que apresentamos neste artigo.

Muitas já são conhecidas, mas outras não são assim populares.

Video chamadas - Aplicações

As video-chamadas ou chamadas de vídeo já existem há muitos anos. Começaram a ser feitas em computadores e ao longo destes últimos anos passaram a ser feitas também através do smartphone.

Lembro-me de alguns anos atrás, usávamos só o Windows Messenger no Windows XP e depois o Windows Live Messenger. Entretanto, houve mudanças na Microsoft e deixou de existir, tendo sido substituído pelo Skype.

Com a evolução do mundo mobile ou mundo dos smartphones, outras apps foram surgindo ao longo destes anos. Vamos ver as principais.

Skype

Disponível em navegadores, Windows, Linux, MacOS, Android e iOS

Video chamadas - Skype

Depois de ter substituído o Windows Live Messenger, o Skype permite fazer chamadas “normais” (só de voz), mas também permite fazer chamadas com câmara ligada, conhecidas por video-chamadas ou chamadas de vídeo. As chamadas de voz e vídeo-chamadas entre utilizadores do Skype são gratuitas, mas você também pode ligar directamente para telefones com número fixo ou móvel. Para isso, terá de carregar a sua conta do Skype com dinheiro, pois essas chamadas são pagas.

O Skype permite a reunião de 50 pessoas na mesma chamada de voz e pode ser usado a partir de navegadores de Internet (clique aqui para ver o que são navegadores), Windows, MacOS, Linux e nos smartphones (Android e iOS). Também poderá usá-lo em Hololens e XboxOne.

Facebook Messenger

Disponível em navegadores, Windows, Linux, MacOS, Android e iOS

Video chamadas - Facebook Messenger

O Facebook Messenger é o chat (bate-papo) que faz parte da rede social Facebook e permite que os utilizadores comuniquem uns com os outros. Esta aplicação está disponível para ser instalada nas várias plataformas: computador e dispositivos móveis como smartphones e tablets. Poderá ligar para quatro dos seus contactos do Facebook, directamente do seu smartphone estejam eles também no smartphone ou no computador, pois é possível fazer chamadas com qualquer navegador.

WhatsApp

Disponível em navegadores, Windows, Linux, MacOS, Android e iOS

WhatsApp: Como fazer video-chamadas?

O WhatsApp é uma outra aplicação do Facebook que também permite fazer chamadas de voz e video-chamadas entre dispositivos móveis (smartphones e tablets). Enquanto o Facebook Messenger necessita de uma conta criada no Facebook, o WhatsApp precisa apenas do número do seu telemóvel (celular).

Quanto às chamadas, no WhatsApp, você só poderá ter até 4 pessoas na video-chamada, você e mais três, tal como no Messenger. Embora estas duas aplicações sejam do Facebook, não é possível fazer chamadas no WhatsApp para alguém que utiliza o Messenger e vice-versa. Também não é possível fazer nem receber chamadas no computador através do WhatsApp Web ou da aplicação para desktop Windows.

O “i-Técnico” tem acompanhado a evolução do WhatsApp. Veja ou reveja os seguintes artigos:

Microsoft Teams

Disponível em navegadores, Windows, MacOS, Linux, Android e iOS

Video chamadas - Microsoft Teams

A Microsoft criou a aplicação Microsoft Teams para que as organizações pudessem comunicar internamente e é uma óptima ferramenta de tele-trabalho ou home office. Poderá usá-la para fazer também chamadas de voz até 250 pessoas na versão paga e até 50 pessoas na versão gratuita. Com a câmara, por enquanto, poderá falar até 4 pessoas, pois está previsto subir para nove participantes no final de Abril de 2020.

Google Duo

Disponível em navegadores (excepto o Edge), em Android e iOS

Video chamadas - Google Duo

Esta aplicação de video-chamadas, que pertence à Google, já vem instalada em qualquer smartphone Android. É possível fazer chamadas até 12 pessoas e está disponível nos navegadores de Internet (à excepção do Microsoft Edge), iOS e Android.

Google Hangouts

Disponível em navegadores, Windows, Linux, MacOS, Android e iOS

Video chamadas - Hangouts

Esta é mais uma aplicação da Google, que também permite fazer video-chamadas. Mais versátil que a Google Duo, é possível ter na mesma conversa até 25 pessoas se utilizar a versão gratuita. Este número poderá aumentar para 250 utilizadores que tenham o G Suite (tudo vai depender do pacote que subscrever).

Além destas aplicações, existem outras como o Instagram (que também pertence ao Facebook), o Viber e o Telegram que funcionam da mesma forma que o WhatsApp, o Zoom que teve vários problemas recentes relacionados com a fuga de dados pessoais e respectiva venda na dark web.

E você, já conhecia essas aplicações? Já usou alguma? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.