Velocímetros da Internet: O que é e para que servem?

De certo que já aconteceu ao leitor / utilizador, verificar que a sua internet está mais lenta uns dias do que em outros e querer saber que velocidade é que está a atingir naquele momento. Pois, é nesse sentido que foram criados os velocímetros da Internet. Vamos hoje ver o que são e para que servem.

Velocimetro_front

Os velocímetros da Internet são sites que permitem controlarmos a velocidade de upload (carregamento de ficheiros) e velocidade de download (descarregamento de ficheiros).

Essa verificação pode nos ajudar a saber que velocidades são praticadas pela nossa ligação à internet e sabermos realmente, se estamos ou não a praticar as velocidades, que estão estipuladas no contrato do nosso fornecedor de Internet (ISP ou Internet Service Provider).

Normalmente nesse processo é descarregado um ficheiro (arquivo) para a máquina que estiver a executar o teste, calculando assim a velocidade de download. Depois de se saber a velocidade de download é então carregado um ficheiro (arquivo) para o servidor que está a fazer o teste. Será assim determinada a velocidade de upload. Também poderá ser feito um teste Ping.

Estes testes normalmente são protegidos de modo a evitar picos de tráfego.

É recomendável que toda a actividade da rede deverá ser suspensa, afim de se obterem valores mais próximos da realidade.

Speedmeter FCCN

Em Portugal, o velocímetro mais comum é o SpeedMeter da Fundação para a Computação Científicas Nacional (Foundation for National Scientific Computing).

Para começar o teste, o utilizador deverá aceder ao link http://speedmeter.fccn.pt/ e aceitar as Condições de Utilização.

Exemplo-Speedmeter-FCCN

Portugal Telecom – Teste de Velocidade de Banda Larga

A Portugal Telecom dispõe também de um site (http://qos.sapo.pt) onde poderá executar esse mesmo teste.

PT-Teste-Velocidade_small
Para iniciar o teste, deverá clicar em “Click to start test”

Em Portugal existem outros sites que permitem igualmente verificar a velocidade da Internet:

… e no Brasil:

O leitor / utilizador deverá verificar se tem instalado em sua máquina o Java e o Flash Player, pois poderá ser necessário para esses testes.

Você já conhece o nosso velocímetro? Experimente já clicando aqui.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Velocímetros da Internet: O que é e para que servem?”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.