Aniversário Windows 10: Como definir as horas de actividade?

Você está cansado de ver o seu computador reiniciar sempre que há actualizações (updates) do Windows 10?

Com a versão 1607 do Aniversário do Windows 10, é possível agendar quando você quer que o seu computador faça as actualizações. Saiba tudo neste artigo.

Esta nova versão do Windows 10 traz uma funcionalidade bem interessante, pois com ela você poderá definir aquelas horas que você irá estar no computador. Assim, o Windows irá saber que durante essas horas não irá poder instalar as actualizações, que necessitam de reiniciar o computador. É muito simples!

Vale lembrar que só funciona para quem recebeu a nova actualização lançada no dia 2 de Agosto de 2016. Saiba tudo o que se falou sobre essa actualização neste artigo.

Passo # 1

Abrir as “Definições do Windows” (“Configurações do Windows“).

Passo # 2

Abrir menu “Atualizar e segurança“.

alterar-horas-atividade-001

Passo # 3

Clicar do lado direito da janela em “Alterar horas de atividade” (“Horário ativo“).alterar-horas-atividade-002

Passo # 4

Clique nas horas e minutos de ambos os horários (hora de Início e hora de Fim) para os definir. Confirme clicando em Guardar ou para cancelar clique em Cancelar.

O limite máximo é de 12 horas.

alterar-horas-atividade-003Na prática…

Por exemplo, neste caso, você estará indicando que entre as 8 horas e as 17 horas você irá estar a trabalhar no computador.

Vamos supor que o seu computador foi actualizado às 10 horas da manhã. Caso seja necessário reiniciar o computador, você irá receber uma notificação assim que a actualização for instalada, pedindo para que seja reiniciado o computador.

Assim que terminar o período de “Horas de atividade” (“Horário ativo“), você irá receber esta notificação em primeiro plano, sobrepondo-se a tudo que estiver aberto naquele momento no seu computador, avisando do agendamento do reinício do dispositivo.

Essa notificação irá aparecer 15 minutos antes do seu dispositivo (computador ou tablet) reiniciar, o que dá tempo para guardar as suas coisas e preparar-se para que o dispositivo seja reiniciado.

alterar-horas-atividade-004

Clicando em “Reiniciar agora“, o seu dispositivo irá reiniciar nesse preciso momento, fechando assim todas as janelas que estão abertas.

Se você sabe que naquela hora indicada pelo computador, neste caso às 17:36, este pode ser reiniciado, clique em “Confirmar“.

Se você clicar em “Tente mais tarde“, essa notificação voltará a aparecer cerca de 1h30 depois.

E você, o que você achou disso? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.