Windows 10: Saiba o que é o modo tablet e veja como activar

O Windows 10 trouxe muitas novidades que dizem respeito aos dispositivos móveis, e uma delas é o Modo Tablet.

Porém não é só para tablets, é um modo usado também em computadores híbridos. Iremos ver neste artigo o que são esses computadores híbridos e a sua relação com este Modo Tablet.

Windows-10-modo-tablet-001

O que é um computador híbrido?

Um computador híbrido, geralmente conhecido por 2 em 1, é um computador portátil (notebook ou ultrabook) que tem duas funções: a função tablet e a função computador. Estes computadores têm a vantagem de se comportar como um tablet, quando é desconectado o respectivo teclado, pois os ecrãs (telas) são touchscreen (como os tablets e smartphones), ou seja, o utilizador poderá tocar no ecrã (tela) para realizar e executar várias tarefas.

Windows-10-modo-tablet-002

Os computadores híbridos surgiram com o Windows 8, mas continuam ainda presentes hoje com o Windows 10. Não se sabe ao certo de onde terá vindo a ideia, porém poderá ter vindo dos tablets Android com teclados que se ligavam por bluetooth.

A pensar neles, a Microsoft desenvolveu o Modo Continuum ou Modo Tablet que foi aqui falado.

O que é o Modo tablet?

O Modo Tablet, também conhecido por Modo Continuum, é a transformação da aparência do Windows 10, para trabalhar como o Windows 8. O menu Iniciar voltará a ser exibido em tela cheia, assim como as aplicações também irão abrir-se ocupando toda a tela. A partir do momento em que o Modo Tablet é activado, o Windows começa a reconhecer gestos para alternar entre programas, abrir o “Centro de Ação” (Central de Notificações) entre outras funcionalidades.

Quando o teclado for conectado ao computador, o Modo Tablet é então desligado automaticamente, voltando o menu Iniciar para o menu clássico. Isto também acontecerá quando dobrar o computador para o modo laptop.

Este Modo Continuum também está disponível em smartphones que tenha o Windows 10 Mobile instalado e permite transformar o smartphone em um computador, quando este for ligado a um monitor, rato (mouse) e teclado.

Como activar o Modo Tablet?

Quem tiver um computador portátil (notebook), híbrido ou não, poderá activar o Modo Tablet abrindo o “Centro de Ação” (Central de Notificações), e clicando em Modo Tablet.

Veja agora como ficou com o Modo Tablet activado.

Windows-10-modo-tablet-003

Depois de activado, repare-se que a barra de tarefas (Task bar) ficou menor e os ícones das janelas que estavam abertas ou fixadas desapareceram.

Ao abrir o menu Iniciar com o Modo Tablet activado, ficará parecido com o do Windows 8, em tela cheia:

Windows-10-modo-tablet-004

Como desactivar o Modo Tablet?

Para voltar ao modo “normal”, ou seja, para desactivar o Modo Tablet, deverá abrir novamente o “Centro de Ação” (Central de Notificações) e clicar em Modo Tablet.

Assim que desactivar o Modo Tablet, o menu Iniciar e a barra de ferramentas voltarão ao normal.

Nota:

O Modo Tablet está definido para detectar a presença e ausência do teclado em um computador híbrido.

E você conhecia esta nova funcionalidade do Windows 10? Já a utilizou?

Deixe-nos o seu comentário (ver aqui como comentar).

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Windows 10: Saiba o que é o modo tablet e veja como activar”

  1. Boa noite! Depois de ter lido toda a informação, pergunto-me qual a utilidade do modo tablet num pc (hp) do qual não se despega o teclado?

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.