Windows 11: Como configurar o sistema para abrir as suas aplicações favoritas ao iniciar?
Todos temos essa rotina matinal com o computador: ligá-lo, aguardar o arranque e abrir as aplicações que precisamos usar. No Windows 11, há uma função que simplifica este processo!
Neste artigo, exploraremos como configurar o sistema para abrir automaticamente as suas aplicações preferidas, poupando tempo e esforço a cada inicialização do computador.
O desafio diário
Ligar o computador e abrir manualmente cada aplicação necessária para o seu dia pode ser uma tarefa aborrecida e repetitiva. Este processo não só consome tempo como também é uma maneira pouco eficiente de começar o dia. Felizmente, o Windows 11 oferece soluções que podem ajudar a simplificar a sua vida!
Por exemplo, todos os dias, você liga o seu computador, abre o Edge e começa a navegar nos mesmos sites. Depois, como você usa o Word e o Excel, esses são os dois programas que se seguem na lista.
Que tal, se ao ligar o computador, assim que entrar no Windows, o Edge ficasse logo com todos os sites abertos e aparecessem o Word e o Excel já abertos no ecrã (🇧🇷tela)? Seria óptimo, não?
A solução de automação no Windows 11
O Windows 11 permite configurar o arranque automático de aplicações através de alguns passos simples. Com essa configuração, as aplicações essenciais podem ser lançadas automaticamente assim que você ligar o seu computador, permitindo que comece a trabalhar ou a divertir-se sem demoras.
Então, como é que se faz isso? Vamos descobrir!
Tutorial
Para fazer este tutorial, usei uma máquina virtual com o Windows 11 PRO, mas poderá ser executado em qualquer versão do Windows 11.
Sem mais demoras, vamos então ao tutorial.
Passo #1
Abra as Definições (🇧🇷configurações). Clique no menu Iniciar e depois no ícone da engrenagem (⚙️).
Pode também usar as teclas de atalho Win + I . Veja aqui outras teclas de atalho.
Passo #2
Clique agora em Contas no separador do lado esquerdo das definições (🇧🇷configurações).
Passo # 3
Clique em Opções de início de sessão.
Passo # 4
Veja agora se está activada a opção “Guardar automaticamente as minhas aplicações que podem ser reiniciadas e reiniciá-las quando voltar a iniciar sessão“.
Se estiver “Desligado” (cinzento), clique para ficar “Ligado” (azul).
A partir desse momento, quando desligar ou reiniciar o computador, as aplicações que podem manter-se abertas, aparecerão abertas como por magia.
Conclusão
Configurar o Windows 11 para iniciar automaticamente as suas aplicações preferidas é um ótimo método para otimizar o seu tempo e começar o dia de forma produtiva. Deixe de lado a tarefa monótona de abrir cada programa individualmente e aproveite a conveniência da automação.
Para mim, essa função activada torna-se muito mais produtiva, pois permite arrancar mais rapidamente o computador, com todos os programas e sites já abertos. No entanto, é preciso notar que algumas aplicações não irão abrir como seria de esperar.
Experimente e diga-nos o que achou desta nova maneira de ligar o computador.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.