Doodles: O que são? Para que servem?

Você que utiliza o Google para fazer suas pesquisas, talvez não saiba que existem Doodles na página principal do Google. Afinal, o que são esses Doodles e para que servem?

Neste artigo, iremos explicar o que são esses “Doodles“, onde eles se encontram e para que servem. Venha connosco para obter essas e outras informações acerca dos “Doodles“.

Doodles-o-que-sao

Além de ser um conjunto de vários serviços (e-mail, fotos, sites, etc.), o Google também é um motor de pesquisa que não pode ser estático, ou seja, não pode ficar parado no tempo. Pelo contrário ele tende a ser dinâmico, pois assim agrada e serve melhor os seus utilizadores, apresentando sempre conteúdos diferentes. Alguns conteúdos também passam pela imagem do logótipo do Google.

O que são os Doodles?

De vez em quando, esse logótipo recebe uma nova imagem, que é chamado de Doodle e está sempre relacionado com algum acontecimento ou com alguma data importante. De acordo com o Google, a ideia de colocar um desenho novo no logótipo surgiu em 1998, quando os fundadores do Google decidiram colocar um desenho atrás do segundo “o” da palavra Google, com uma mensagem para os utilizadores em como eles se encontravam “fora do escritório”, para assistir o Festival Burning Man.

Festival-Burning-Man-Primeiro-Doodle-1998

Há cerca de 15 anos, Larry Page e Sergey Brin pediram ao webmaster (desenvolvedor de sites) da Google, para que desenvolvesse e criasse um Doodle que tivesse a ver com o Dia da Bastilha, para celebrar esse dia 14 de Julho, que marcou a queda da maior prisão de França, um grande evento da Revolução ocorrido no ano 1789.

Leia mais:  Euro 2016: Conheça a aplicação oficial da UEFA

Desde então todas as datas importantes foram sempre celebradas pela Google através dos seus Doodles. Pensando nos seus utilizadores, em 2003, a Google coloca uma pequena lembrança dando os parabéns aos utilizadores no dia de aniversário.

Quem está por trás desses Doodles?

Inicialmente, começou por ser um simples webmaster (desenvolvedor de sites), que fazia uns rabiscos, porém hoje a equipa de Doodles é composta por designers gráficos, artistas e até alguns engenheiros.

Que eventos são comemorados com os Doodles?

Os Doodles comemoram vários eventos, por exemplo os aniversários de personalidades da história, à chegada de uma nova estação, comemoração do dia de namorados e passando também pelas competições em desporto como os Jogos Olímpicos.

Desde 2003, os utilizadores do Google Plus, que tenham preenchido a sua data de nascimento, recebem uma lembrança do seu dia de anos.

Esses Doodles são como a chave de marketing do Google para atrair mais pessoas a usarem o motor de pesquisas, pois desde que foi lançado o primeiro Doodle até aos nossos dias, já foram publicados mais de 2.000.

Posso enviar a proposta de um Doodle?

A Google quer interagir com os seus utilizadores, portanto se você tiver alguma proposta, você poderá enviá-la para o seguinte endereço de e-mail proposals@google.com.

Onde posso ver os Doodles já feitos?

O link www.google.com/doodles permite ver a colecção de Doodles já publicados de todos os países. No i-Técnico também já foram anunciados alguns:

  • Alessandro Volta – clique aqui para ver ou rever o artigo.
  • Leonhard Euler – clique aqui para ver ou rever o artigo.
  • Frank Zamboni – clique aqui para ver ou rever o artigo.
  • Georges Boole – clique aqui para ver ou rever o artigo.
  • 25 anos da Queda do Muro de Berlim – clique aqui para ver ou rever o artigo.
Leia mais:  Google: avisa os seus utilizadores dos inícios de sessão suspeitos!

Agora que você já sabe o que é um Doodle, qual deles você gostou mais?

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.