É possível instalar o Windows 10 em um computador com o Windows XP?

Você tem um computador com o Windows XP e pretende instalar o Windows 10. Será possível?

Neste artigo iremos dar a resposta e explicar se realmente é ou não possível.

Windows 10 - Windows XP

Você está a usar o Windows XP no seu computador? Certamente a sua máquina já deve ter alguns anos, arriscar-me-ia a dizer uns 10 a 15 anos. Pois o Windows XP foi lançado a 25 de Outubro de 2001.

Vamos já de seguida explicar porque é que provavelmente o seu computador com o Windows XP não irá aguentar o Windows 10.

Que hardware era preciso para o Windows XP?

As placas-mãe (motherboards) aguentavam no máximo 4GB de RAM dependendo do fabricante. Os processadores também eram mais lentos.

Por exemplo, com apenas 256MB de RAM você podia utilizar o Windows XP e os seus programas nativos (Paint, Writer, Internet Explorer, etc.) para fazer desenhos, escrever textos e navegar na Internet.

Se você queria fazer mais alguma coisa que requeresse mais memória RAM, podia aumentá-la até, no máximo, 4GB para o Windows XP nas versões Home Edition, Media Center, Tablet PC e Professional. Já a versão Starter permitia apenas o upgrade até 512MB de RAM.

Com um disco (HD) de apenas 20GB você já podia instalar o Windows XP e alguns programas como o Office e, por exemplo, algum programa de edição de vídeo.

Leia mais sobre o Windows XP:

Que hardware é necessário para o Windows 10?

Actualmente as placas-mãe (motherboards) suportam até 128GB de RAM. Os processadores já vão na 7ª geração, prevendo-se ainda para este ano 2017 uma nova geração, a 8ª.

Mas para navegar bem no Windows 10 e conseguir aquele desempenho, é necessário pelo menos 4GB de RAM. Sabendo que 1.024MB é igual a 1GB, então são necessários pelo menos 4.096MB de RAM para o Windows 10.

Leia mais:  Aniversário Windows 10 (Parte III): Quais são as novidades da nova actualização do Primeiro aniversário?

É claro que convém ter sempre mais memória além desses 4GB de RAM, para usar no Office (Word, Excel, PowerPoint, Access e Outlook) e mais ainda se utilizar outro software de edição de vídeos por exemplo.

Quanto ao disco (HD), você terá de reservar 16GB a 20GB de espaço para o Windows 10, dependendo se o sistema operativo é de 32 ou 64 bits. Logo irá necessitar pelo menos 50 a 60GB de espaço total para poder instalar outras aplicações e softwares como o Office.

Combatendo os mitos

« Ah… mas se foi possível actualizar o Windows 7 para o 10 e se o meu PC com o Windows XP também já teve o Windows 7, porque é que eu não consigo instalar o Windows 10 no meu computador? »

É verdade que a Microsoft ofereceu a actualização gratuita do Windows 7 e Windows 8.1 para o Windows 10 até 31 de Julho de 2016. Mas para isso era preciso submeter o computador a um teste de hardware e muitos deles não estavam preparados para o Windows 10.

Logo, sabendo que o Windows XP é já um sistema operativo obsoleto e descontinuado desde o dia 8 de Abril de 2014 (clique aqui para ver o artigo), é natural que o seu computador não esteja preparado para receber o Windows 10. Pois as configurações do Windows 10 são totalmente diferentes das que eram necessárias para o Windows XP.

Concluindo

Para finalizar, vale recordar que não quisemos entrar em pormenores e falar de todas as especificações de ambos os sistemas operativos. Além destas, existem muitas outras incompatibilidades com termos mais técnicos que você vai encontrar ao querer actualizar um computador com o Windows XP para o Windows 10.

Por isso, esperamos assim ter ajudado o leitor. Infelizmente a realidade é essa! Caso estiver a usar o Windows XP e quiser actualizar para o Windows 10, terá de comprar uma nova máquina.

Leia mais:  Windows 10: A nova actualização "Fall Creators Update" chegou!

Observação: este artigo também se aplica ao Windows Vista.

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.