Hardware: os principais componentes de um computador

Você conhece os componentes do seu computador?

O computador tem vários componentes que é fundamental conhecer e vamos apresentá-los neste artigo.

Hardware-001

Todos os computadores têm os seguintes componentes: placa-mãe, disco rígido (HD), fonte de alimentação, memórias, processador, entre outros.

Placa-mãe

Motherboard-MSI

A placa-mãe, também conhecida por “motherboard“, é o componente principal do computador, pois é aquela onde se conecta e interliga todos os componentes do computador (memória RAM, disco rídigo, placa gráfica, entre outros) e é onde estão todos os conectores que vão permitir ligar o rato (mouse), teclado e impressoras, entre outros.

É aconselhável escolher uma boa placa-mãe na aquisição de um computador para ter uma boa máquina.

Processador

Processador

O processador, também conhecido por “CPU” (que em português significa “Unidade central de processamento”) é onde se realizam as instruções de um programa de computador. Pode ser comparado ao cérebro do homem. É ali que são realizados todos os pedidos de tarefas, organizados e enviados para os respectivos componentes.

Memórias RAM

memoria-RAM

As memórias RAM do inglês “Random Access Memory” significa “Memória de acesso aleatório” são memórias voláteis, ou seja temporárias, que permitem o processador armazenar os ficheiros (arquivos) e programas para processá-los. Quando o computador é reiniciado, todos os dados que estavam na memória RAM são apagados.

Actualmente as memórias RAM mais usadas são as DDR3, mas já existem melhores memórias, denominadas por DDR4.

Elas são colocadas nas ranhuras que estão na placa-mãe e geralmente aos pares, por exemplo, se você tiver 2 pentes de memória RAM e a placa-mãe tiver 4 ranhuras, você irá colocar nas ranhuras 1 e 3 ou 2 e 4.

A velocidade da memória RAM tem a ver com a velocidade com que são processados os ficheiros (arquivos) e os programas. A capacidade define o tamanho máximo da memória e é medida em Bytes.

Leia mais:  Star Wars: The Old Republic - E a força esteja contigo!

A placa-mãe é a responsável pelo limite máximo da capacidade de memória RAM, ou seja, o utilizador não poderá colocar 32GB de memória RAM se a placa-mãe do seu computador suportar até 16GB de memória RAM. Por isso é sempre aconselhável respeitarem-se as velocidades e capacidades da memória RAM.

BIOS

BIOS

BIOS, que significa Basic Input/Output System (Sistema Básico de Entrada/Saída), é o programa de computador que foi gravado internamente na placa-mãe e serve para gerir (gerenciar) a placa-mãe, para dar continuidade do funcionamento do Sistema Operativo. A BIOS fica gravada em uma memória ROM, o que faz com que seja impossível de desinstalar.

Talvez você tenha ficado confuso sem saber o que realmente é a BIOS. Se for o caso, fique atento da próxima vez que ligar o seu computador e repare no que irá surgir na sua tela assim que aparecerem os primeiros caracteres, pois é a BIOS que irá fazer uma grande quantidade de operações para deixar o computador operacional.

A BIOS é a responsável pela identificação da presença ou ausência dos periféricos de entrada, tais como o teclado e o rato. A BIOS notificará o utilizador sempre que o teclado ou o rato está desligado ou mal conectado. Também poderá indicar se está sem Sistema Operativo e isso acontece geralmente quando foi deixado um disco rígido externo ligado na porta USB.

Memória ROM

memoria-ROM

Do inglês “Read-Only Memory“, estas memórias são apenas de leitura, ou seja, as informações que elas contiverem são gravadas apenas em uma única vez e ficam lá para sempre.

No interior da placa-mãe encontra-se a memória ROM onde é gravada a BIOS que irá permitir a inicialização do Sistema Operativo.

Também existem outros exemplos de memória ROM, como os CD-ROM e DVD-ROM.

Leia mais:  Desfragmentar um disco: O que é e para que serve?

Chipset

Chipset

O Chipset é um dos componentes lógicos da placa-mãe que permite controlar outros componentes e periféricos. Divide-se em duas pontes: a norte (northbridge, controlador de memória, alta velocidade) e a sul (southbridge, controlador de periféricos, baixa velocidade).

A “ponte norte” do chipset é a responsável pela comunicação do processador com as memórias e a “ponte sul” faz a comunicação com os controladores de HDs ou discos rígidos, portas USB entre outros.

Fonte de alimentação

Fonte-de-alimentacao

A fonte de alimentação, também conhecida por power, fornece a energia da corrente eléctrica para a placa-mãe e também todos os outros componentes internos ou externos do computador.

Bateria

bateria-litio-placa-mae

Faz a alimentação do circuito CMOS para que alimente a data (dia, ano e mês) e hora da placa-mãe e/ou outras alterações da BIOS.

A bateria é de Lítio e faz com que o relógio da placa-mãe não pare de funcionar quando o computador estiver desligado.

Disco rígido

Disco-rigido-SSD

Disco rígido ou popularmente chamado de HD (do inglês Hard Disk Drive) é o componente do computador onde são gravados e armazenados os dados. Trata-se de uma memória não-volátil, pois quando o computador for desligado, as informações não serão perdidas, tal como acontece com as memórias RAM.

Actualmente, existem também os SSD (Solid-State Drive) que são a nova “geração” de discos rígidos. Estes dispositivos utilizam memória flash semelhante às dos cartões de memória e pendrives o que os tornam muito mais rápidos do que os discos rígidos. Esta nova tecnologia, embora ainda muito cara, tem a tendência de vir aos poucos a substituir o disco rígido.

Placa Gráfica

placa-grafica

A placa gráfica, também chamada de placa de vídeo, é o componente do computador que vai enviar as imagem para o ecrã (tela), de maneira a que sejam apresentadas as imagens para o utilizador.

Leia mais:  Análise: WiKO Cink Peax 2 - Um Android quad-core de 4,5'' a menos de 170 €!

A placa gráfica poderá vir incorporada na placa-mãe, se assim for o caso, ela não possuirá memória dedicada sendo partilhada com outros recursos, daí chamar-se memória (com)partilhada.

Artigo feito com a colaboração de Marcelo Medeiro, do nosso parceiro JM-Infocel

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

4 Replies to “Hardware: os principais componentes de um computador”

Deixe um comentário.