Windows 10: Como forçar a actualização do Aniversário?

Foi lançada a actualização do Aniversário do Windows 10!

Você já a tem instalada? Já viu no Windows Update se ela está lá pendente para ser instalada?

Muitos leitores não conseguiram ainda encontrar essa actualização no Windows Update, porém existe uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft, que irá forçar essa mesma actualização do Aniversário.

A pedido desses leitores, deixamos aqui esta dica de como encontrar e usar essa ferramenta.

Windows10-aniversario-actualizacao

Esta nova actualização do Windows 10, a versão 14393, foi lançada no dia 2 de Agosto de 2016 e muita gente tem vindo a desesperar a sua chegada.

Como obter a actualização?

Para receber essa actualização existem 2 meios:

  • Via Windows Update
  • Usando uma ferramenta disponibilizada pela Microsoft.

Via Windows Update

Neste artigo (ver aqui), já explicámos como fazer actualizações com o Windows Update no Windows 10.

Não apareceu no Windows Update?

Para ajudar a forçar a actualização, existe a ferramenta “Windows 10 Upgrader” ou em português “Assistente de actualização do Windows” e já está disponível no site do Suporte Microsoft. Para encontrá-la basta seguir estes passos:

Passo # 1

Abrir o Windows Update

Se você chegou ao Windows Update e não viu nenhuma actualização, clique em “Mais informações

Windows10-aniversario-actualizacao-001ou abra o site:

https://support.microsoft.com/pt-pt/help/12387/windows-10-update-history

Passo # 2

Download e instalação do programa

Clique na faixa azul onde tem o papel de parede do Windows 10, ou seja, onde diz “Participe da comemoração — obtenha a Atualização de Aniversário do Windows 10 hoje mesmo >” (ver imagem seguinte) ou clique aqui.

Windows10-aniversario-actualizacao-002Você irá agora fazer o download da tal ferramenta, pelo que deverá guardar essa ferramenta no seu disco rígido (HD).

Leia mais:  Windows 10: Aprenda a abrir o Internet Explorer 11

Windows10-aniversario-actualizacao-003No fim de fazer o download abra e execute essa ferramenta.

Irá aparecer uma janela sobreposta escondendo todo o ambiente (área) de trabalho, onde deverá clicar em “Sim“.

Windows10-aniversario-actualizacao-004Se essa janela ficar aberta durante 2 minutos, irá acontecer o mesmo que se clicasse “Não“, ou seja, irá voltar ao ambiente (área) de trabalho e irá cancelar a instalação do programa “Windows 10 Upgrader“.

Assim que voltar para o ambiente (área) de trabalho, você irá ver um ícone novo “Assistente de Atualização do Windows 10“. Este assistente irá analisar o seu computador e verificar qual a versão do Windows 10 que tem instalada e irá ajudá-lo a actualizar para a mais recente que é a versão 14393.

Passo # 3

Atualizar agora

Se você quer dar início à actualização, clique em “Atualizar agora” (do lado direito da janela do assistente), porém se não quer ainda, clique em “Não atualizar agora” (do lado esquerdo da janela do assistente). Você quer ficar bem informado? Pode clicar em “Mais informações” na janela do assistente ou aqui.

Windows10-aniversario-actualizacao-005Para certificar-se que está tudo ok, o Windows irá fazer uma nova verificação de compatibilidade do dispositivo. Não precisa clicar em lado nenhum.

Windows10-aniversario-actualizacao-006Logo após a apresentação do relatório de compatibilidade, se o seu computador tiver todo o hardware compatível com o Windows 10, o download irá iniciar-se, sem a sua intervenção, de forma automática se esperar 10 segundos, porém se você não quiser esperar esses 10 segundos, pode clicar em “Seguinte“.

Windows10-aniversario-actualizacao-007Se você quer continuar com a actualização, pode neste momento minimizar a janela, ou seja, colocá-la junto do relógio, e deixar que o assistente faça o seu trabalho. Para isso clique em “Minimizar” do lado direito do assistente.

Leia mais:  Aniversário Windows 10 (Parte III): Quais são as novidades da nova actualização do Primeiro aniversário?

Se por acaso, por algum motivo, você quer cancelar a actualização, clique em “Cancelar atualização” do lado esquerdo do assistente. Ao cancelar a actualização irá aparecer a seguinte janela onde deverá clicar novamente em “Cancelar atualização” do lado esquerdo do assistente. Você poderá ainda continuar a actualização, clicando em “Continuar atualização” do lado direito do assistente.

Windows10-aniversario-actualizacao-008Se você quiser acompanhar a evolução da transferência da nova versão do Windows 10, mantenha aberta a janela do “Assistente de Atualização do Windows 10“. Assim que acabar a transferência, irá iniciar-se de forma automática a instalação.

Assim que o “Assistente de Atualização do Windows 10” acabar a transferência, ele irá automaticamente começar a instalação.

Windows10-aniversario-actualizacao-009Assim que aparecer a seguinte tela, o seu computador já estará pronto para ser reiniciado com a intervenção do leitor clicando em “Reiniciar agora” ou daqui 30 minutos de forma automática.

Windows10-aniversario-actualizacao-010Se você clicou em “Reiniciar agora“, irá aparecer a seguinte tela onde deverá clicar em “Fechar“.

Windows10-aniversario-actualizacao-011A partir de agora o seu computador vai ficar a trabalhar nas actualizações. Não desligue o seu PC e aguarde, pois esta operação vai demorar algum tempo.

Windows10-aniversario-actualizacao-012

Passo # 4

Configurar o Windows 10

Já explicámos no artigo “As primeiras configurações do Windows 10“.

Clique aqui para abrir o artigo

Assim que você iniciar a sua primeira sessão na versão 14393, você irá continuar a ver o “Assistente de Atualização do Windows 10” com a seguinte mensagem “Obrigado por atualizar para a versão mais recente do Windows 10“. Clique em “Sair” para fechá-lo.

Mais uma vez esperamos que este guia tenha sido útil e faça com que mais utilizadores consigam actualizar o seu Windows 10 o mais rápido possível para a sua nova versão 14393.

Leia mais:  Windows 10: Como agendar o reinício do sistema após instalação de actualizações?

E você já actualizou o seu computador? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Partilhe-o!

Sobre: Rui Silva

Fundador e criador do site “i-Técnico – Informática Para Todos”.

Aviso: Todo e qualquer texto publicado neste site não reflecte, necessariamente, a opinião do site i-Técnico ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados são da inteira responsabilidade dos leitores que escreveram. É importante saber que a administração deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que possam ser ofensivos, caluniosos, preconceituosos, ou que possam de alguma forma prejudicar terceiros. Comentários sem a devida identificação (nome completo e endereço válido de e-mail) do seu autor também poderão ser excluídos (ver aqui como comentar).

4 Comentários para: “Windows 10: Como forçar a actualização do Aniversário?

  1. Boa tarde!
    Tentei fazer a atualização e apareceu uma cobrança, no cartão de crédito, com valor igual a zero. Isso não é comum e cancelei a atualização por insegurança.
    Devo aceitar essa “cobrança”?
    Muito obrigada pela atenção
    Elizabeth

Deixe um comentário.