Windows 11: Aprenda a agendar um reinício para instalação de actualizações.

Você acabou de ver uma mensagem do Windows 11 a avisar que precisa de ser reiniciado? Se você não puder fazer isso agora, agenda o reinício.

Neste artigo, vamos aprender a agendar um reinício para acabar de instalar as actualizações.

Windows 11 - Windows Update

No nosso último artigo, explicámos que, de tempos em tempos, o Windows precisa ser reiniciado para concluir a instalação de actualizações. Geralmente, isso acontece após a instalação dos Patch Tuesday, conjunto de actualizações lançado às terças-feiras. Já acontece há várias versões do Windows (XP, 7, 8, 8.1 e 10).

Quando isso acontece, pode não ser a melhor altura para fazer o computador reiniciar. Você pode estar a trabalhar e não vai querer perder tempo a ficar à espera que o sistema instale as actualizações, reinicie e continue a instalar. Para garantir que o Windows 11 não assuma o reinício sem mais nem menos, o melhor é agendar o reinício.

Agendar o reinício do Windows 11: Como?

Quando o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) Windows 11 precisa ser reiniciado, aparece uma notificação no canto inferior direito, mesmo com o ecrã (🇧🇷tela) bloqueado.

Windows Update Windows 11 - 2021-08-18_18-59-26Para agendar o reinício, clique em “Escolher uma hora” (opção do meio).

Windows 11- Windows Update

Agora, escolha um horário clicando nas horas e minutos e depois escolha o dia. Quanto aos dias, pode escolher até uma semana depois. Se deixar assim, o sistema operativo (🇧🇷sistema operacional) irá automaticamente reiniciar às 0h31 de amanhã (dia 1 de Agosto de 2021).

Confira na seguinte imagem com o passo a passo enumerado a vermelho.

Windows 11- Windows Update (Agendar reinício)No Windows 11, o Windows Update permite agendar o reinício até 7 dias depois. Neste caso, eu poderei agendar o reinício até dia 6 de Setembro de 2021 às 23h59. Confira na seguinte imagem.

Windows 11 - Windows Update (Agendar Reinício)

Assim que você definir o horário (hora, minuto e data) e sair (fechando) as Definições (🇧🇷Configurações), o sistema irá assumir esse compromisso de reiniciar o computador na hora marcada.

Agendar o reinício poderá ser a melhor coisa para você garantir que o computador irá reiniciar num momento em que você não está a precisar dele.

Posso reagendar um reinício? E como?

Sim, claro que pode.

Para isso vai ter de ir às Definições (🇧🇷Configurações) e Windows Update (é o último item do lado esquerdo). Explicámos neste artigo como abrir as Definições.

Windows 11 - Windows Update (Reagendar reinício)Repare na imagem. O Windows Update informa quando é que o sistema vai ser reiniciado. Nesse caso, ficou agendado para as 23:59 do dia 05/09/2021, que é um domingo. Porém, você quer reagendar para sábado dia 4 no mesmo horário ou para outro horário e data qualquer.

Para isso, basta clicar em “Agendar o reinício“. Confira na seguinte imagem.

Windows 11 - Windows Update (Reagendar reinício)

O próximo passo é redefinir a hora, os minutos e a data como ensinámos anteriormente.

E você, gostou dessa dica? Deixe-nos o seu comentário.

Apoie o “i-Técnico”! Não é preciso muito.
Se você doar 1€ já está a ajudar-nos bastante.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.