Facebook

Messenger do Facebook foi descontinuado no Windows. Saiba porque deve desinstalar a aplicação.

A Meta, casa-mãe do Facebook, decidiu pôr termo à sua aplicação, o Messenger para Windows.

Messenger para Windows descontinuado

Chegou a hora de desinstalar a aplicação do Messenger do Facebook no Windows 10 e Windows 11. Vamos desinstalá-la juntos, com o Windows 11.

Se você tiver essa aplicação (ainda) instalada no seu computador, provavelmente ao abrir receberá uma mensagem deste género a avisar da respectiva descontinuação.

A app Messenger para computador foi descontinuada

No dia 15 de Dezembro de 2025, foi descontinuada a aplicação Messenger para computador. No aviso, lia-se que poderá continuar as conversas na app Facebook.

Messenger para Windows descontinuado

Tenho ainda a aplicação. E agora?

Se ainda tem a aplicação instalada, aparecerá a seguinte mensagem onde pode ler que a “A app Messenger para computador já não está mais disponível. Podes continuar as tuas conversas na app Facebook. Para tua segurança, recomendamos que elimines esta app.”.

Confira a seguinte imagem:

Messenger para Windows descontinuado

Por outras palavras, quer dizer que você pode desinstalar o Messenger. Já não vai mais funcionar. Consequentemente, a Meta aconselha o utilizador a usar a app Facebook.

Ao clicar em Aceder à app Facebook, se tiver a aplicação Facebook, será aberta. Caso contrário, irá abrir o site de instalação da app Facebook no Microsoft Store.

Mas, será que vale a pena instalar a aplicação do Facebook? 

A resposta é, depende. Se você quer ter acesso directo ao Facebook, sem ter de usar o seu navegador, a resposta é SIM, pode instalar.

Contudo, é conveniente saber que o Facebook disponível na Microsoft Store é um “Desktop Bridge” (Ponte Desktop) ou, mais especificamente hoje em dia, uma PWA (Progressive Web App) “empacotada”.

Vai usar o motor do navegador Microsoft Edge (Chromium) para rodar a versão web numa janela independente. Para se parecer com uma aplicação, ganha então o ícone no Menu Iniciar e pode rodar am segundo plano para enviar notificações nativas do Windows.

Por outras palavras, é o mesmo que ter o site aberto. Logo, é como se tivesse o navegador aberto. Portanto, vai consumir a mesma memória RAM que o Chrome ou Edge consumiria com o separador (🇧🇷aba) do Facebook aberta.

Como desinstalar o Messenger?

Finalmente, vamos desinstalar o Messeger. É muito simples, são só 3 passos.

Para desinstalar o Messenger, abra o Menu Iniciar, localiza a aplicação, clique do lado direito do rato em cima do MessengerDesinstalarDesinstalar. Confira na seguinte imagem:

Messenger para Windows

 

E você, usava o Messenger? E o Facebook, vai continuar a usar o site ou vai instalar a app? Deixe-nos o seu comentário e diga-nos tudo.

 

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Desde sempre apaixonado pela Informática, aos 11 anos, Rui Silva teve a sua primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criou o site "i-Técnico - Informática Para Todos" tornando-se o seu administrador e criador de conteúdos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.