Anacom exige à MEO e Vodafone mais cobertura de Internet 4G em 100 freguesias. Saiba quais são

A MEO e a Vodafone estão a ser obrigadas a expandir e assegurar a banda larga móvel em 100 freguesias.

MEO e Vodafone - 100 freguesias com 4G

A Anacom anunciou a renovação das frequências das faixas 900 e 1800MHz (Mega Hertz) que foram atribuídas à MEO e à Vodafone. Esta renovação que vai até ao dia 21 de Abril de 2033, obriga as operadoras a assumirem a cobertura de 100 freguesias de baixa densidade populacional.

Num comunicado, o regulador justifica que “os investimentos efetuados pelos operadores não têm privilegiado de igual forma as diversas zonas do país, considera-se essencial manter os objetivos de cobertura dos territórios com menor densidade populacional. Estando um conjunto de freguesias de baixa densidade já incluídas nas obrigações constantes do Regulamento do “Leilão 5G”, foram agora identificadas as 100 freguesias de menor densidade populacional que não constam desse Regulamento”.

Desta forma, ambas as empresas vão ter de disponibilizar um serviço de banda larga móvel com um débito mínimo de 100Mbps (megabits por segundo) e deverá abranger pelo menos 90% da população.

Das 100 freguesias em causa, a MEO tem de assegurar a cobertura de 56 e a Vodafone de 44 freguesias. Isto deve-se ao facto da quantidade de espectro detido por cada operadora ser diferente.

Até dia 30 de Junho de 2022, a MEO e a Vodafone deverão acordar entre si a distribuição das freguesias cuja cobertura terão de assegurar.

A pré-decisão é submetida a uma audiência e consulta pública por um período de 20 dias úteis.

Confira a lista das 100 freguesias. Clique na primeira imagem e percorra a galeria com as setas para a direita.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.