CiberSegurança: Próximo evento vai ser na Guarda (Portugal) em Março 2017

A Informática tem uma área que chama CiberSegurança. Você sabe o que é?

Veja neste artigo o que é e para que serve a CiberSegurança. Veja também o que esperar do evento que vai decorrer já no próximo dia 15 de Março de 2017.

Hands on code

A Informática é um grande conjunto de ciências relacionadas com a informação em meios digitais, envolvendo muitas áreas como a programação, desenvolvimento de aplicações, gestão de bases de dados, gestão de servidores de redes e manutenção de redes informáticas, etc.

Assim como em qualquer profissão, a Informática precisa de segurança em cada uma das áreas.

O que é CiberSegurança?

CiberSegurança (ou Segurança de computadores) é a área que se preocupa com a segurança informática e tem o objectivo de proteger os programas, computadores, redes e dados, de danos e intrusão ilícita.

Esta área envolve pessoas e todos os diferentes tipos de equipamentos informáticos (físicos como lógicos) que possam estar directa ou indirectamente ligados a uma rede em uma organização ou governo.

A CiberSegurança é controlada a partir de regulamentações e agências internacionais que visam a proteger os governos e instituições de ciberataques.

Na União Europeia foi criada a Organização Europeia da CiberSegurança (ECSO) em Junho de 2016, com o objectivo de ajudar projectos que permitiriam desenvolver, promover ou apoiar iniciativas nesta área na Europa.

Em Portugal, existe uma entidade responsável por essa área e chama-se “CNCS – Centro Nacional de Cibersegurança“.

Além das regulamentações internacionais, é necessário recorrer a eventos para pôr em dia este assunto tão importante, levantar questões e debater problemas que estão sempre a surgir.

Próximo evento sobre CiberSegurança em Portugal

Cyber Security é no IPGO próximo evento internacional decorrerá no Instituto Politécnico da Guarda (Portugal) já no próximo dia 15 de Março de 2017.

Contará com a presença dos convidados Suleyman Anil, responsável da Cyber Defense na Emerging Security Challenges Division (ESCD) da NATO HQ e Professor Fernando Carvalho Rodrigues do IADE-U (Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário).

Neste evento, deverão ser debatidas as questões sobre a diversidade da CiberSegurança, lições de Armas Nucleares com soluções de Las Vegas, entre outros assuntos como o Ciberespaço Nacional e a cibersegurança na indústria.

Para mais informações, clique aqui.

 

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.