Google vai obrigar autenticação de 2 factores, a partir de 9 de Novembro de 2021! Entenda.

A segurança é primordial para o Google! Para garantir a segurança de todas as contas dos utilizadores (🇧🇷usuários), o Google activou a autenticação de 2 factores em todas as contas.

Mas o que é isso?

Google - Autenticação de 2 factores

A partir do dia 9 de Novembro de 2021, quando você abrir a sua conta de Gmail ou qualquer outro serviço do Google, vai ter de confirmar a sua identificação através de uma autentificação de 2 fatores.

Se você já tinha essa funcionalidade, não precisa preocupar-se. No entanto, se você faz parte daqueles milhares utilizadores  que ainda não activaram essa dupla camada de protecção da sua conta, então vai ter de começar a habituar-se.

O que é autenticação de 2 factores?

De acordo com a Kaspersky, a autenticação de dois factores é um recurso oferecido por vários prestadores de serviços online, que acrescentam uma camada adicional de segurança para o processo de login da conta, exigindo que o utilizador (🇧🇷usuário) forneça duas formas de autenticação.

Geralmente, a primeira camada, ou primeiro factor, é a palavra-passe (senha) que usou na criação desse serviço online. Lembrando que os serviços online são contas de e-mails, contas de redes socais, contas de instituições bancárias e/ou públicas, etc.

Já a segunda camada, ou segundo factor, irá variar de serviço para serviço. O mais comum é certamente um SMS com a confirmação de um código. Mas, também existe a possibilidade de receber esse código por e-mail.

Para mais informações, sugerimos que leia o nosso artigo.

Segurança: Os e-mails enviados por amigos são seguros? Saiba o que é a autenticação de dois factores e proteja-se!

Autenticação de 2 factores no Google obrigatória

A partir de 9 de Novembro de 2021, as regras mudam para quem tem conta Google, isto é, quem tiver um e-mail Gmail terá de autenticar-se usando autentificação de 2 factores.

Após introduzir a sua identificação e palavra-passe (🇧🇷senha), terá de confirmar a sua identificação através de um telemóvel (🇧🇷celular) e/ou tablet.

Essa confirmação poderá ser feita de várias formas. Cabe ao utilizador escolher qual mais prática.

Como activar a autenticação de 2 factores no Google?

Se você ainda não activou essa funcionalidade, deverá fazê-lo clicando aqui.

E você, já activou a autenticação de 2 factores na sua conta Google? Deixe-nos o seu comentário.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.