Windows 10: O que é Sandbox e como activar? É muito útil para se navegar em segurança.
Você quer saber se um link é seguro ou não? Use a Sandbox do Windows e abra-o com toda a segurança.
Neste artigo, vamos explicar o que é a Sandbox do Windows 10, como activá-la, como usá-la e, se não gostar, também explicamos como desactivar.
O Windows 10 tem uma área “secreta” que permite isolar todo o sistema para evitar qualquer invasão indesejada. Chama-se Sandbox do Windows.
Quando se instala o Windows 10, essa funcionalidade Sandbox não vem instalada, pelo que se o utilizador quiser vai ter de instalar. Dá sempre jeito e já vou explicar os motivos. Porém, não é uma coisa que seja mesmo obrigatória.
O que é a Sandbox do Windows 10?
A Sandbox do Windows 10 é uma máquina virtual, que é criada numa área completamente isolada do sistema operativo (🇧🇷 sistema operacional). Apesar da Sandbox permitir a navegação na Internet e instalar apps (aplicações), não tem qualquer ligação com o sistema anfitrião. Este sistema anfitrião é o Windows 10 que você tem instalado no seu computador, que deve estar em Português (do Brasil ou de Portugal). Na Sandbox do Windows 10, o idioma está em inglês.
Esta máquina virtual está presente no Windows 10 desde a actualização de Maio de 2019, na versão PRO.
Porque e quando devo utilizar a Sandbox do Windows?
Tal como já explicado, a Sandbox do Windows é uma parte isolada do Windows 10 que é criada ao ser iniciada. Aqui, você vai poder navegar em sites menos seguros ou duvidosos e experimentar a instalar apps (aplicações) muito mais rapidamente.
Assim, por exemplo, se você quiser abrir “aquele” link que recebeu num e-mail ou numa conversa instantânea e que é “suspeito”, você poderá fazê-lo com segurança. Pois, ao fechar a Sandbox, tudo o que você fez lá, desaparecerá e não ficará mais no seu computador.
Como activar a Sandbox do Windows 10?
Para activar a Sandbox, siga o nosso tutorial:
Passo # 1
Verifique se a BIOS/UEFI do seu computador tem ou não a virtualização activada. Para entrar na BIOS/UEFI com o Windows 10, siga o nosso tutorial clicando aqui.
Windows 10: Como reiniciar o seu computador e ir directamente para a BIOS / UEFI?
Dado que existem inúmeras configurações de BIOS/UEFI que dependem da marca do fabricante, aconselhamos que veja no site do fabricante como activar essa funcionalidade. Para isso, basta uma pesquisa no Google com a marca da motherboard (placa-mãe).
Quando fizer a alteração na placa-mãe, guarde as alterações e saia para o Windows.
O seu computador irá reiniciar e entrar normalmente no Windows.
Passo # 2
Uma vez dentro do Windows 10, já com a sessão iniciada, clique no menu iniciar e digite a palavra “funcionalidades” sem as aspas. Em princípio, basta escrever apenas “func” (sem as aspas) e aparecerá logo a função “Ativar ou desativar funcionalidades do Windows“, como mostra a seguinte imagem:
Passo # 3
Depois de clicar para abrir, aparecerá a seguinte janela:
Essa é a lista de funcionalidades existentes do Windows. Está ordenada alfabeticamente; por isso, basta rodar o scroll (botão do meio do rato) até à letra S ou premir a tecla S.
Passo # 4
Clique agora no 🔲 (quadrado) da “Sandbox do Windows” para ficar assim ☑ e em OK.
O sistema operativo (🇧🇷 sistema operacional) vai ser reiniciado e vai aparecer como se estivesse a instalar actualizações com um círculo girando, a percentagem do processo e o aviso “Não desligue o seu computador”.
Assim que o computador entrar na sessão do Windows, o sistema já estará preparado para executar a Sandbox do Windows 10.
E agora só falta mesmo saber como é que se faz para executar essa funcionalidade.
Como abrir a Sandbox do Windows 10?
Uma vez instalada, para executar a Sandbox clique no menu Iniciar e escreva sem aspas “Sandbox” e clique em “Windows Sandbox” por baixo de “Melhor correspondência”. Confira a seguinte imagem:
Assim que clicar em “Windows Sandbox“, irá abrir uma janela de fundo azul com uma espécie de “cubo” no meio do ecrã (🇧🇷 tela). Confira a seguinte imagem.
Agora que a Sandbox já deve estar aberta, falta só saber como utilizá-la e é isso que vai ser explicado já de seguida.
Como utilizar a Sandbox do Windows 10?
Esta funcionalidade do Windows 10 tem o objectivo de reproduzir uma máquina virtual. Logo, poderá fazer tudo ou quase tudo como no sistema anfitrião, que é aquele Windows 10 que já estava instalado no seu computador.
Confira na seguinte imagem como fica:
Como vê, é como se você tivesse um computador dentro do seu próprio computador.
Você pode trabalhar com todo o ecrã (🇧🇷 tela) do seu computador, ou seja, expandir a área da Sandbox. Para isso basta clicar no 🔲 (quadrado) no meio do ➖ e do ✖ no canto superior direito da janela.
Com a área expandida, a Sandbox vai ficar por cima do seu Windows 10. Confira a seguinte imagem.
Já sabemos o que é e como activar a Sandbox. Também vimos como abrir. Agora só falta mesmo ver o que se pode fazer com essa funcionalidade.
O que fazer com a Sandbox?
Como foi dito, você pode navegar em sites com o Edge, abrir links que recebe no seu e-mail com toda a segurança e também instalar apps (aplicações).
Experimentou e não gostou? Veja como desactivar.
Apesar de ser uma funcionalidade útil para experimentar coisas sem estragar nem danificar nada no seu computador, se você não gostou e pretende desinstalar a funcionalidade, basta executar os mesmos passos que seguiu quando foi para instalar. Porém, neste caso você vai desactivar o visto da Sandbox para deixar o quadrado vazio.
E você, gostou da dica? Já usou alguma vez? Conte-nos tudo deixando um comentário. Diga-nos se gostou, se está a usar e porque usa essa funcionalidade do Windows 10.
O i-Técnico faz 10 anos! São 10 longos anos a mostrar artigos de qualidade, dicas e tutoriais de Android, Windows 10 e agora Windows 11. Se você quer presentear o i-Técnico, faça uma doação.
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.