Terça-feira, Julho 23, 2024

Você já ouviu falar de Netflix?

Netflix é uma palavra que já faz parte do nosso dia-a-dia, porém existem pessoas que ainda não sabem o que é.

Neste artigo, você verá o que é a Netflix e o seu impacto no mercado mundial.

Você lembra das lojas que alugavam filmes, conhecidas por videoclubes ou locadoras? Hoje em dia são raras.

As origens da locação de filmes

Há duas décadas, para alugar um filme, era necessário sair-se de casa e ir a lojas, conhecidas no Brasil por videolocadoras e em Portugal por videoclubes, que tinham sempre as novidades em cassetes de VHS ou, já mais recentemente, em DVD’s.

Praticamente em qualquer cidade, tanto no Brasil quanto em Portugal, encontrava-se pelo menos uma loja dessas.

A queda das lojas

De acordo com uma notícia publicada pela Globo, no ano passado, em São Paulo, existiam apenas 532 videoclubes (locadoras), um número muito inferior àquele de 2011, pois em 4 anos fecharam-se cerca de 1.500.

Já em Portugal, este ramo de actividade entrou em maior decadência. Em Lisboa, segundo o artigo do NiT publicado em Agosto de 2016, resta apenas uma loja, o Cineteka, que fica no interior de um café no Parque das Nações.

Esta queda deve-se a vários factores ligados à Internet e ao comodismo de poder alugar filmes sem sair de casa.

Começou-se pelo download de filmes na Internet, depois as operadoras também quiseram ter a sua franquia, por exemplo na MEO, operadora pioneira das telecomunicações de Portugal, é possível alugar filmes directamente na sua TV.

O que é a Netflix?

Em 1997, enquanto acontecia no Brasil e em Portugal o desaparecimento dos videoclubes ou videolocadoras, nos Estados Unidos da América, já existia a empresa Netflix que começou a transmitir filmes via Internet através de streaming e disponibilizar DVD’s pela Internet. A Netflix foi fundada no dia 29 de Agosto de 1997. A sede da empresa está localizada em Los Gatos, nos Estados Unidos da América.

Nesse mesmo ano, foi lançado o site que, hoje, é a plataforma mais utilizada em vários países do mundo para ver filmes, séries e vídeos on-demand (sob demanda).

Quem fundou a Netflix?

De acordo com a Wikipedia, Reed Hastings, diplomado em Inteligência Artificial pela Universidade Stanford, fundou em 1991 a Pure Software, uma aplicação da Unix, que viria a ser comprada mais tarde, facturando assim cerca de 75 milhões de dólares. Com esse montante, ele decidiu criar o Netflix, contando com o apoio do desenvolvedor Marc Randolph.

Chegada no Brasil e em Portugal

Sabe-se que no Brasil a Netflix foi lançada em Novembro de 2011, e só mais tarde, passados quase 4 anos, em Outubro de 2015, é que este serviço chegou a Espanha, Itália e Portugal.

O crescimento

A Netflix pretende crescer mais, fazendo uso de toda e qualquer estratégia de Marketing para angariar mais clientes.

De acordo com uma notícia publicada pelo jornal Le Monde, na França, a SFR, uma das várias operadoras de telecomunicações, disponibiliza na sua box de TV o serviço da Netflix.

Actualmente, a Netflix já está instalada em 190 países em todo o mundo. A conquista não pára por aí: quem comprar hoje uma SmartTV (televisões inteligentes), que permitem ligação à Internet via Ethernet (com cabo) ou Wi-Fi (sem cabo), poderá ver no controle da TV uma tecla NETFLIX. Isto já acontece com as TV’s da Sony.

A sua popularidade também se deve ao facto de lançar novas séries de televisão em primeira mão e de ser muito acessível.

 

E você, já conhecia a Netflix? Concorda com a sua influência na queda das lojas de locação de filmes? Deixe-nos a sua opinião comentando o artigo.

A sua opinião é muito importante para nós. Não deixe de expor a sua opinião, comentando o artigo.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

Rui Silva

Sempre fui apaixonado pela Informática. Aos 11 anos, tive a minha primeira experiência com o ZX Spectrum +2B, aquele teclado com um leitor de cassetes. Em 2011, criei o site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Partilhar é ajudar.

Partilhe este artigo nas redes sociais!

Assim, vai ajudar-nos a crescer mais. 😉 É só clicar na rede social onde deseja partilhar.