O-R3: Conheça o carro-polícia autónomo e o seu drone
Você já imaginou ver um carro-polícia completamente autónomo? Agora ele já é real e chama-se O-R3.
A empresa de Singapura Otsaw Digital apresentou o carro que poderá ser uma grande ajuda para a vigilância de espaços.
Mas que carro é esse? Veja já de seguida.
Concebido pela Otsaw Digital, uma start-up de Singapura, este carro apresenta um estilo futurista para a era actual.
Parecido com um VW Golf, mede 1,5m de altura e pesa apenas 80kg. O carro O-R3 foi criado para missões de vigilância de 4 a 5 horas com apenas um carregamento de bateria em zonas privadas no exterior.
Equipado com sensores e 4 câmaras (câmeras) que filmam a 360 graus na horizontal e 50 graus na vertical, consegue detectar qualquer objecto suspeito de comprometer a segurança. Se encontrar algum obstáculo, ele pode de forma autónoma lançar o drone e ver até 100 metros do carro.
Mas isso não é tudo: com o recurso a uma aplicação de reconhecimento facial, ele pode facilmente diferenciar os empregados dos intrusos. Com o programa de Inteligência Artificial, ele irá agir de acordo com as ordens programadas para cada situação.
A start-up Otsaw Digital pretende alugar os seus carros autónomos O-R3 por 10.000 dólares mensais, o equivalente a quase 9.000 euros ou aproximadamente 33.000 reais. Este custo equipara-se a dois vigilantes que trabalham 12 horas em Singapura.
Segundo Ling Ting, presidente da fábrica do O-R3, o objectivo deste carro não é substituir o ser humano, mas sim ajudá-lo em determinadas tarefas mais dificéis para qualquer homem. Assim os polícias e outros vigilantes terão o seu trabalho mais facilitado e poderão agir com mais segurança.
Ainda de acordo com a start-up, dez outras empresas já estão interessadas por esses robôs e dos quais 1.000 poderão já estar no activo daqui a um ano.
Fonte: Otsaw Digital
Discover more from i-Técnico
Subscribe to get the latest posts sent to your email.