O-R3: Conheça o carro-polícia autónomo e o seu drone

Você já imaginou ver um carro-polícia completamente autónomo? Agora ele já é real e chama-se O-R3.

A empresa de Singapura Otsaw Digital apresentou o carro que poderá ser uma grande ajuda para a vigilância de espaços.

Mas que carro é esse? Veja já de seguida.

OR3 o carro autonomo

Concebido pela Otsaw Digital, uma start-up de Singapura, este carro apresenta um estilo futurista para a era actual.

Parecido com um VW Golf, mede 1,5m de altura e pesa apenas 80kg. O carro O-R3 foi criado para missões de vigilância de 4 a 5 horas com apenas um carregamento de bateria em zonas privadas no exterior.

Equipado com sensores e 4 câmaras (câmeras) que filmam a 360 graus na horizontal e 50 graus na vertical, consegue detectar qualquer objecto suspeito de comprometer a segurança. Se encontrar algum obstáculo, ele pode de forma autónoma lançar o drone e ver até 100 metros do carro.

OTSAW-Robotics-O-R3-Cameras-Sensors-1

Mas isso não é tudo: com o recurso a uma aplicação de reconhecimento facial, ele pode facilmente diferenciar os empregados dos intrusos. Com o programa de Inteligência Artificial, ele irá agir de acordo com as ordens programadas para cada situação.

start-up Otsaw Digital pretende alugar os seus carros autónomos O-R3 por 10.000 dólares mensais, o equivalente a quase 9.000 euros ou aproximadamente 33.000 reais. Este custo equipara-se a dois vigilantes que trabalham 12 horas em Singapura.

Segundo Ling Ting, presidente da fábrica do O-R3, o objectivo deste carro não é substituir o ser humano, mas sim ajudá-lo em determinadas tarefas mais dificéis para qualquer homem. Assim os polícias e outros vigilantes terão o seu trabalho mais facilitado e poderão agir com mais segurança.

Ainda de acordo com a start-up, dez outras empresas já estão interessadas por esses robôs e dos quais 1.000 poderão já estar no activo daqui a um ano.

Fonte: Otsaw Digital

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.