Teclado: Veja a utilidade de cada tecla

Teclas de controlo

As teclas de controlo têm como objectivo realizar determinadas acções. As mais usadas são Ctrl (Control), Alt, a do logótipo do Windows  e Esc (Escape).

Ctrl (Control)

É o “chefe” do teclado. Combinando essa tecla com outras, você poderá realizar quase todas as funções do rato (mouse). Para utilizar esta tecla, não se esqueça que deverá de premir (apertar) as duas ou mais teclas ao mesmo tempo.

Existem duas teclas, na parte inferior do teclado, uma do lado esquerdo e outra do lado direito, para facilitar o seu uso em ambas as mãos.

Tecla “menu de contexto”

Chamada de tecla “menu de contexto“, geralmente encontrada na parte inferior do teclado, entre as teclas Ctrl e Alt Gr do lado direito, tem como objectivo chamar um menu de contexto substituindo assim o clique direito do rato (mouse).

Esse menu irá aparecer de acordo com o que você estiver a fazer ou ver.

Tecla Alt

A tecla Alt tem como objectivo activar e desactivar a barra de menus do programa que estiver aberto.

Associada a outras teclas, a tecla Alt terá outras funções.

Tecla Alt Gr

A tecla Alt Gr (do inglês “Alternate Graphics”), equivalente às teclas Ctrl e Alt quando pressionadas (apertadas) ao mesmo tempo, tem como objectivo activar a 3ª função em algumas teclas. Ela está situada à direita da Barra de espaço.

Tecla Windows

A tecla Windows, ou em inglês “Win key”, é a que tem o desenho do logótipo Windows e serve para chamar o menu Iniciar do Windows. Ela está situada na parte inferior do teclado, do lado esquerdo, entre as teclas Ctrl e Alt.

Associada a outras teclas, a tecla Windows terá outras funções.

Tecla Print Screen

Do inglês “Imprimir tela”, a tecla Print Screen, geralmente abreviada PrtScr, serve para capturar a tela que o utilizador estiver a ver e gravá-la como imagem.

Scroll Lock

Actualmente, esta tecla é muito pouco usada, porém há uns anos, foi criada pela IBM para um único objectivo: alterar a função das setas do teclado para ajudar na digitação, assim eram executadas tarefas que hoje são feitas com o rato (mouse), pois na altura, poucos computadores tinham rato (mouse).

Pause / Break

A tecla Pause / Break serve para pausar ou parar um programa, por exemplo no MS-DOS quando se listava uma directoria, porém hoje em dia é mais usado para jogos.

Tecla FN

Existem alguns teclados com a tecla FN (de “Function” ou funções) que, quando associada a outras teclas, tem como objectivo executar tarefas específicas. Esta tecla aparece geralmente em teclados de computadores portáteis (notebooks), porém existem também alguns teclados com funções avançadas para computador fixo.

Índice do artigo

  • Voltar ao início do artigo (clique aqui )
  • 1) Teclas de função (clique aqui para abrir)
  • 2) Teclas Alfanuméricas (clique aqui para abrir)
  • 3) Teclas de navegação (clique aqui para abrir)
  • 4) Teclas de controlo (clique aqui para abrir)
  • 5) Teclas numéricas (clique aqui para abrir)

 

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

3 Replies to “Teclado: Veja a utilidade de cada tecla”

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.