Telegram: Veja as funcionalidades e deixe a concorrência de uma vez por todas!

O famoso concorrente do WhatsApp… Telegram é assim conhecido, por estar a ganhar utilizadores (🇧🇷usuários) quando há falhas nas outras redes sociais.

Veja neste artigo quais são as funcionalidades do Telegram e saiba porque ele é assim conhecido.

Telegram - As funcionalidades

O Telegram é o mensageiro russo (pois, não é americano), que está a ganhar cada vez mais fãs sempre que exista instabilidade no Facebook e nas respectivas aplicações.

Por exemplo, em Março de 2019, quando os aplicativos rivais enfrentaram problemas, o Telegram ganhou cerca de 3 milhões de utilizadores (🇧🇷usuários).

O app (🇧🇷aplicativo) é gratuito e está disponível para smartphones Android e iOS (iPhone), mas também tem as versões para desktop (🇧🇷computador) e web (para usar com os navegadores).

A segurança é o lema desta app, pois promete conversas com criptografia ponta-a-ponta, ou seja, ninguém poderá decifrar as chamadas e/ou mensagens.

Telegram: O que é? Para que serve?

Funcionalidades do Telegram

Não muito diferente de outras aplicações rivais, o Telegram tem todas as funcionalidades “normais”, como por exemplo fazer chamadas e videochamadas.

Porém, existem umas diferenças! No Telegram, você não fica dependente do telemóvel (🇧🇷celular) como o WhatsApp. Apesar desse problema estar já a ser resolvido, a verdade é que o WhatsApp multi-plataforma está ainda em fase beta e nem todos os utilizadores (🇧🇷usuários) estão a usar, pois está ainda a ser desenvolvido. As outras diferenças poderão ser vistas já a seguir.

Telegram no Android e PC (Windows)

No Telegram para Android, você poderá criar chats (🇧🇷bate-papos ou conversas) individuais com amigos, mas também poderá criar grupos para juntar vários contactos. Ainda em relação aos chats (🇧🇷bate-papos ou conversas), você também pode criar chats secretos. Poderá também fazer chamadas de voz e videochamadas.

Mensagens

As mensagens podem ser escritas directamente no smartphone. Você pode enviar anexos (já vamos ver quais os anexos que você pode enviar), emojis (os bonecos como estes 😀😃😄😁) GIF’s e Sticks.

Anexos nas mensagens

Você pode enviar como anexos nas mensagens: fotos e vídeos da galeria, arquivos que tem no seu smartphone, a sua localização, contacto e música.

  • Galeria

Em relação às fotos e vídeos, você pode filmar ou tirar foto no momento de enviar no Telegram ou você pode enviar as fotos e vídeos que tiver na galeria. Essas fotos que forem enviadas por aqui sofrerão compressão.

  • Arquivo

Quanto aos arquivos, você pode enviar documentos (em PDF e DOC), folhas de cálculo ou 🇧🇷planilhas (XLS). Mas também podem ser enviados ficheiros (🇧🇷arquivos) de instalação de aplicações Android com extensão .APK. Se você quiser enviar uma foto original sem compressão terá de enviá-la através do arquivo.

  • Localização

Você pode enviar a sua localização actual (posição geográfica onde se encontra agora mesmo) ou pode enviar uma localização qualquer. Também pode convidar o seu contacto a “segui-lo” em tempo real.

  • Contato

Vamos supor que você está a falar com o José e têm um amigo em comum que é o Pedro, mas o José não tem o número do Pedro. Você pode partilhar o contacto do Pedro com o José. Agora imagine que o Pedro tem vários contactos. Você pode escolher partilhar todos os contactos de smartphones ou telefones fixos e e-mails, mas também poderá enviar um único contacto.

  • Música

Envie música para os seus amigos!

Você tem ficheiros (🇧🇷arquivos) de música em MP3? Então, partilhe-os com os seus contactos.

Grupos

Você pode criar e gerir grupos no Telegram. Por exemplo, se você tem por hábito enviar individualmente as mesmas coisas a 4 ou 5 primos, você pode criar um grupo “Família”. Assim passa a enviar uma única vez o que você quiser e todos receberão. Quem diz usar isso a nível pessoal com família, diz também a nível profissional com colegas de trabalho.

Chat secreto

Utilize o chat secreto para enviar uma informação temporária para um contacto seu, com criptografia ponta a ponta, sem rastros nos servidores.

O chat secreto tem timer de autodestruição e não permite o encaminhamento das mensagens.

O chat secreto difere-se do chat “normal” pela cor. O chat “normal” é em preto e o secreto é em verde. Além disso, o chat secreto tem um cadeado na frente do nome do seu contacto.

Esta funcionalidade ainda está disponível apenas no Android.

Canal

Você quer ter um espaço onde pode partilhar, por exemplo, os artigos do seu site ou os vídeos do seu canal de YouTube para todos os seus seguidores? Crie um Canal.

Chamadas

Você pode fazer chamadas de voz e chamadas com câmara (🇧🇷câmera) com os seus contactos.

Telegram via web

Você pode ainda ter acesso ao Telegram via um navegador clicando aqui.

E você, já conhecia essa aplicação Telegram, o famoso concorrente do WhatsApp e Messenger (ambos do Facebook)? Se já é utilizador (🇧🇷usuário), diga-nos o que prefere, se o WhatsApp ou o Telegram.

A sua ajuda é muito importante! Dê-nos uma ajuda e divulgue este artigo. Partilhe-o nas redes sociais!

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

One Reply to “Telegram: Veja as funcionalidades e deixe a concorrência de uma vez por todas!”

  1. Excellent! Mais um ótimo artigo. Será que é desta que todos vão virar costas ao Facebook e aderir ao Telegram?
    … a ver vamos! Mas uma coisa é certa, este Telegram é muito melhor do que o WhatsApp. Sem dúvidas! Experimentem e depois não vão querer mais saber de WhatsApp.

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.