Windows 95 foi lançado a 24 de Agosto de 1995. Já foi há 25 anos!

Você conhece o Windows 95? Já se passaram 25 anos desde o seu lançamento!

Neste artigo, vamos fazer uma pequena viagem ao passado e recordar o Windows 95.

Windows 95 Logo

Em 2015, recordámos aqui no i-Técnico (clique aqui para abrir o artigo) o 20.º aniversário do Windows 95. Pois é, já se passaram 5 anos! Hoje, dia 24 de Abril de 2020, é o 25.º aniversário do Windows 95.

O que é o Windows 95?

O Windows 95 é um sistema operativo de 16/32 bits criado e desenvolvido pela Microsoft e foi lançado no dia 24 de Agosto de 1995 com o codinome Chicago.

A Microsoft tinha como objectivo integrar os produtos anteriores MS-DOS e Windows. Com este Windows 95, conseguiu embutir o MS-DOS 7. Era a primeira vez que o Windows trazia uma versão específica e completa do DOS. Apesar de ser um grande passo para a Microsoft, muitos diziam que era uma camada superficial do DOS.

O sistema de ficheiros (arquivos) também foi uma das novidades, pois passou a suportar 255 caracteres para utilização do VFAT, que foi continuado no Windows 98 e depois no Windows 2000.

O menu Iniciar foi também a novidade do novo Windows 95. Sim, esse menu Iniciar que ainda existe no Windows 10, foi implementado pela primeira vez nesse sistema operativo.

Com um novo ambiente de trabalho, foi um real sucesso e um ano após a sua saída, o Windows 95 torna-se o sistema operativo mais popular alguma vez concebido. Três anos mais tarde, foi substituído pelo Windows 98, o primeiro sistema operativo orientado para a utilização da Internet.

Requisitos mínimos

Quando foi anunciado, os requisitos que a Microsoft pedia para quem quisesse instalar o Windows 95 eram os seguintes:

  • Processador: Intel 80386
  • Espaço no disco rígido (HD): 50Mb a 55Mb
  • Memória viva: 4 Mb de RAM
  • VGA ou monitor de resolução superior (640×480 pixels)

Porém, essas especificações eram muito abaixo do que realmente o Windows 95 necessitava. Pois, é necessário pelo menos 75Mb de espaço no disco rígido para poder fazer uma instalação completa de todas as ferramentas (cliente de mensagens electrónicas, Microsoft Fax, etc.) e, por outro lado, a máquina poderia renunciar-se a arrancar (fazer boot) se os seus componentes de rede ou similares fossem instalados com apenas 4Mb de RAM.

Assim, recomendam-se os seguintes requisitos:

  • Processador: Intel 80486
  • Espaço disco rígido: 420 Mb
  • Memória viva: 8Mb de RAM
  • VGA ou monitor de resolução superior (640×480 pixels, SVGA-256 cores recomendado)

Como era o Windows 95?

Podíamos contar com vários aplicativos que ainda hoje fazem parte do Windows, como: o Paint, Calculadora, os editores de texto WordPad e Bloco de notas, o Explorador do Windows, etc.

Para ver ou rever como era o Windows 95, clique aqui e veja o nosso artigo do 20.º aniversário do sistema operativo em que experimentámos numa máquina virtual.

Dá para experimentar o Windows 95?

Você quer experimentá-lo? Existe um site onde o Windows 95 pode ser experimentado directamente através do navegador. Logo, quer esteja a utilizar o Chrome, Firefox ou até o Edge, você pode abrir o site clicando aqui.

Assim que abrir o site, a máquina virtual é iniciada automaticamente com o Windows 95. Clique aqui para saber o que é uma máquina virtual. Não desespere nos primeiros segundos, a máquina foi tão bem copiada que também demora uma eternidade a arrancar, relembrando assim os tempos velhos. Assim que aparecer o ambiente de trabalho do Windows 95 com a mensagem “Welcome to Windows 95” (Bem-vindo ao Windows 95), clique dentro da máquina e comece a usá-la como se fosse um computador. Pode abrir o menu Iniciar, abrir e fechar programas e aplicativos que já vinham instalados com o Windows 95.

Para uma melhor experiência, clique em Full Screen no canto superior direito. Apesar de o Windows 95 estar em inglês, sempre dá para matar as saudades e ver como era esse sistema operativo. Para voltar ao seu navegador, carregue na tecla Esc (escape). É a primeira tecla do lado esquerdo do teclado, na primeira linha, junto das teclas de Função. Clique aqui e veja o artigo onde explicámos como é um teclado.

E você lembra-se do Windows 95? Vai experimentá-lo nesse site? Deixe-nos o seu comentário.

Você gostou do artigo? Então partilhe-o.

About Rui Silva

Fundador e criador do site "i-Técnico - Informática Para Todos".

Deixe um comentário.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.